Pe. Mukabi: “Nossos corações têm que arder quando encontramos Jesus”

Compartilhe:

Vila Velha (ES) – No quarto dia do Oitavário da 451ª Festa da Penha, a Área Pastoral Benevente assumiu a liturgia na primeira Missa, às 16 horas. Pe. Ermindo Rapozo de Assis e Pe. Mukabi Senga Pierre foram os celebrantes, junto com a Fraternidade do Convento, na histórica e encantadora Capela do Convento da Penha.

O tema escolhido para este dia foi o “Olhar de cuidado e atenção” da Mãe de Deus, a Virgem da Penha. “É sempre uma alegria para nós subirmos o Morro e encontrarmos a Mãe, Nossa Senhora da Penha”, disse o pregador Pe. Mukabi.

Segundo o sacerdote, celebramos a alegria de uma Mãe que nos ofereceu o Filho que é Deus. “No dia de hoje, com esse tema de cuidado, nós vemos Jesus Ressuscitado caminhando com seus discípulos, como nos mostra o Evangelho de Emaús. Jesus tem o cuidado de orientar o povo, de caminhar com o povo. De não deixar o povo desesperado e desorientado”, explicou, lembrando que os dois discípulos estavam desanimados e voltando para retomar as suas atividades, a sua vida antiga, que tinham largado pelo seguimento de Jesus.

“E Jesus quer resgatar esses discípulos, quer recolocá-los no caminho. A missão não parou com a morte, mas há vida nova em Cristo Jesus”, destacou.

A Escritura, segundo o pregador, é o primeiro passo para se colocar novamente no caminho da fé. “Hoje, Jesus fala conosco através das escrituras. E nós reconhecemos Jesus através das Escrituras. Ele continua conosco, ele caminha conosco, ele não nos abandona”, disse.

Mas segundo o sacerdote, Ele faz com que nós possamos agir em nome Dele. E citou a primeira leitura, dos Atos dos Apóstolos, quando Pedro é abordado por um paralítico e diz: “Não tenho nem ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda!”.

“É o cuidado de Deus para conosco, através da Igreja, através de cada um que se faz Igreja. Aqueles apóstolos estavam ali em nome de Jesus, no seguimento de Jesus. É um ensinamento. Muitas vezes precisamos dar a mão para que pessoas caídas se levantem. Nós precisamos ajudar para que as pessoas caminhem por conta própria. Ter o cuidado com o nosso irmão, com a nossa irmã, para que não viva sempre na dependência. É a libertação da prisão, da miséria, que muitas vezes assola todas as nossas populações”, disse.

“O que os apóstolos fizeram em nome de Jesus é o que precisamos fazer. Olhamos as nossas paróquias, olhamos as nossas comunidades, nossos bairros, quantas pessoas pedem cestas básicas, pedem ajuda nesta pandemia. Nós precisamos ajudar, mas se conseguirmos encaminhar para um serviço, para que a pessoa caminhe por conta própria, é libertador”, ensinou.

Segundo o pregador a Palavra de Deus sempre é base de nossa vida. “Vamos buscar encontrar Deus na Palavra. E quando encontrar esse Deus através das Escrituras, precisamos colocar esse Jesus no nosso dia a dia”, enfatizou, pedindo que se partilhe, que se comungue, com nossos irmãos.

A Eucaristia também vai resgatar esses discípulos que estavam desanimados. Jesus caminhou com os dois discípulos de Emaús até chegar no povoado. Já estava tarde. Jesus fez de conta que ia mais adiante, mas os dois discípulos então pediram: “Fica conosco, é tarde. A noite vem caindo”. E O convidaram para cear juntos. Então o Senhor, “sentado à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu a eles. Então, eles O reconheceram”. Mas Ele desapareceu. “Sendo acolhido, Jesus partilha o pão, se mostra e se faz reconhecer. Ele se fez conhecer pela Palavra e agora vai se fazer conhecer ao romper o pão, que nós fazemos em todas as Missas. É o próprio Cristo Jesus que, no meio de nós, faz a ceia acontecer”, observou.

Para o Pe. Mukabi, quando Jesus aparece na nossa vida, quando Jesus vem se mostrar e dar sinais, nada mais pode nos impedir de ir além. “Seja noite, seja dia, nós somos animados a ir adiante. Quando reconheceram Jesus, no mesmo instante voltaram até Jerusalém com o coração ardendo. Os nossos corações têm que arder quando encontramos Jesus. Seja Jesus na Palavra, seja Jesus na Eucaristia, seja Jesus nos pobres, nos humildes”, sublinhou.

“Celebrando essa festividade de Nossa Senhora da Penha, nós queremos sempre voltar o nosso olhar para Mãe de Deus e dizer: nós temos a Mãe que nos deu um filho e esse filho é Deus. E nós não teríamos tanta graça se não fosse por ela. E sabemos, irmãos e irmãs, aquele que se curva diante da Mãe de Deus, com tantas dificuldades que seja, sempre é atendido. E a Mãe de Deus nunca nos deixa desamparados, porque ela vai pedir ao seu filho que derrame graças e bênçãos nas nossas vidas”, disse, pedindo proteção à Mãe de Deus: “Que você irmão, irmã, onde quer que esteja, que o manto da Mãe de Deus te cubra e te proteja!”, completou.

Frei Pedro Oliveira lembrou que o quinto dia do Oitavário da Festa da Penha, neste 8 de abril, começa com a Bênção do dia pela TV Gazeta. Ao meio-dia, o público será convidado a uma grande corrente de oração através do Terço Franciscano, que será transmitido ao vivo nas redes do Convento da Penha. A primeira Missa do Oitavário, às 16 horas, será presidida por Pe. Jones e Pe. Enivaldo, da Área Pastoral Serra-Fundão Às 18 horas, o Programa “Salve Mãe das Alegrias” terá a participação cantor Rafael Morais, terminando o dia com a segunda Missa do Oitavário, às 20 horas, presidida pelo Pe. Edgar, Reitor do Seminário da Diocese de Colatina.

Texto de Moacir Beggo e fotos de Gustavo Andrade

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X