Passo a passo para a Leitura Orante da Palavra de Deus

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Leitura Orante da Palavra de Deus é uma maneira de refletir, à luz do Espírito Santo, a Sagrada Escritura. Escutando a voz de Deus por meio da Palavra, meditando, rezando e vivendo os seus ensinamentos, buscamos conhecer mais e ao mesmo tempo que rezamos e meditamos, somos chamados a colocar em prática o que Cristo nos diz.

Estamos vivendo o “Mês da Bíblia”, tempo de ouvir com reverência a voz de Deus e praticar com fidelidade o que Ele nos pede na Sagrada Escritura. Somos convidados a ler ainda mais a Palavra de Deus, que é para nós uma “carta de amor”, um sinal pleno da sua ternura por cada um de nós!

Praticar a leitura meditativa da bíblia é uma atitude de silêncio interior em sintonia com o Espírito Santo do Pai que fala em nós, fala conosco. Devemos valorizar cada vez mais esta atitude, pessoalmente e também nos círculos bíblicos, assim que for possível que participemos deles.

Que tal refletirmos a Palavra de Deus em família? Preparamos para vocês algumas dicas, num passo a passo da Leitura Orante, para você fazer aí na sua casa, na sua Igreja Doméstica.

1º PASSO

Prepare o ambiente: escolha um local da sua casa (onde houver mais silêncio), em seguida coloque sobre uma toalha a bíblia, uma vela (pode ser uma vela comum), uma flor. Esse ambiente pode ser onde você costuma fazer as refeições com a sua família, assim, alimentados fisicamente, nos alimentamos espiritualmente também.

2º PASSO

Faça a leitura do texto bíblico: escolha um texto bíblico (pode ser o Evangelho do dia ou o Evangelho do domingo próximo) e se quiser, pode separar em trechos para que seus familiares também possam ler, ou seja, cada um faz a leitura de um versículo do trecho.

3º PASSO

Faça uma meditação sobre o texto bíblico lido. Medite se perguntando o que o texto diz para você, o que o texto traz para a sua realidade. Pode fazer as seguintes perguntas:

  • O que o texto nos diz? (Destacando versículos e/ou palavras que nos chamam a atenção)
  • O que o texto nos leva a dizer? (Cada um pode dizer, em breves palavras, a inspiração que teve ao ler)
  • O que o texto nos leva a rezar? (Hora de deixar a bíblia iluminar nossa vida, nossa prece)

4º PASSO

A contemplação. Agora é hora de saborear, enxergar melhor, agir melhor diante da palavra de Deus. É hora da ação, hora de vivenciar a vontade de Deus.

Reze o Pai Nosso e a Ave Maria; Encerre invocando a bênção e a proteção de Deus

Veja a explicação completa do Frei Alessandro Dias no vídeo abaixo:

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X