Paz e Bem!
Já iniciamos o tempo da Quaresma, onde recordamos os 40 dias em que Jesus passou no deserto e foi tentado pelo diabo. É um período em que nós, cristãos católicos, somos chamados a caminhar com o Senhor e atravessar o deserto. Fazermos jejum, praticarmos a caridade e aumentar nossa súplica em forma de oração.
Carregando nossa cruz, enfrentando os sofrimentos, dores e dificuldades, fazendo memória da paixão e morte de Jesus, a Paróquia do Rosário vai promover a primeira Via-Sacra ao Convento da Penha. A celebração será realizada no dia 28 de fevereiro, a partir das 19h30.
O mistério da cruz, vivido intensamente por Francisco, tornou-se a força da pregação de seus filhos e fonte de renovação para a Igreja. Desde o primeiro encontro de Francisco com o Crucificado, na pequena Igreja de São Damião, a cruz estará sempre presente, no seguimento de Jesus Cristo, até a sua morte. Antes de receber os estigmas, ele rezou:
“Ó Senhor meu Jesus Cristo, duas graças te peço que me faças antes que eu morra: a primeira é que em vida eu sinta na alma e no corpo, quanto for possível, aquelas dores que tu, doce Jesus, suportaste na hora da tua cruel paixão; a segunda é que eu sinta no meu coração, quanto for possível, aquele excessivo amor do qual tu, Filho de Deus, estavas inflamado para voluntariamente suportar uma tal paixão por nós pecadores”.
Na tradição franciscana e de toda a Igreja, é bastante comum rezarmos a Via-Crucis (Via-Cruz), no Brasil e em outros países, chamada de Via-Sacra. Nela, percorremos, juntamente com Jesus, os seus últimos momentos, antes de sua entrega pela humanidade. Junto com essa caminhada, somos provocados a meditar o sofrimento da Paixão do Senhor e vivenciar a experiência do calvário.
VIA-SACRA DA PARÓQUIA DO ROSÁRIO
QUANDO: 28 de fevereiro (sexta-feira)
HORÁRIO: 19h (concentração) – 19h30 (início da caminhada)
LOCAL: Portão principal do Convento, rumo ao Campinho.