Paz e Bem.
O Frei Paulo César Ferreira, Vigário do Convento da Penha, participou do quadro “Papo Cabeça” dentro do programa “Entre Amigos”, da Rádio América 91,1 FM, a rádio da Arquidiocese de Vitória. O tema do bate papo foi a tradição do Convento em expor o presépio, que é uma criação de São Francisco de Assis.
A conversa foi apresentada pelo radialista Rodrigo Moutinho e durou cerca de meia hora. No primeiro bloco, eles conversaram sobre a tradição de montar o presépio e como ele surgiu, remetendo a um testemunho deixado por São Francisco de Assis durante uma viagem à Palestina em 1223, onde pensou em reproduzir a cena da Encarnação do Verbo Divino, realizando-a em Greccio, na Itália. Por isso, o presépio é uma criação tradicionalmente franciscana.
Frei Paulo também falou sobre essa tradição do Convento expor o presépio todos os anos. Explicou como se deu a montagem dos cenários neste ano, destacando o trabalho incansável dos voluntários que atuam há mais de duas semanas na preparação dos espaços e das peças, sob a coordenação do Ailton Costa, o restaurador do Convento.
O Frade enfatizou o que é Natal para ele e lembrou a importância de celebrar esse momento com alegria, em família e festejar o Menino de Belém.
O Convento da Penha vai cumprir mais um ano a tradição de expor o presépio na Sala de Exposições e no Campinho, repetindo o mesmo desejo de recordar o Nascimento de Jesus, que teve São Francisco de Assis.
Neste ano, a exposição na Sala de Exposições é composta por um presépio grande, com peças e imagens do próprio acervo da Fraternidade da Penha, num impecável e magnífico cenário, montado pelos voluntários do Convento, Marcos Roberto Antoniazi, Ailton Tadeu Costa e Douglas Luiz. A montagem acontece na gruta natural do Convento, dentro da Sala. Já no Campinho, o presépio em tamanho real será posicionado no gramado próximo ao velário.
Ouça o podcast abaixo: