.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

19/02/2023

Papa: O amor extraordinário de Cristo não é fácil, mas é possível. É preciso ousar

Compartilhar:

Deus nos ama em excesso, de modo desproporcional e desmedido: este é o convite “exigente” do Evangelho de hoje. O Papa rezou com os fiéis a oração mariana do Angelus e pediu para não responder o mal com o mal, mas a ousar no bem, como fez Jesus conosco.

 

Extraordinário: esta foi a palavra que o Papa ressaltou comentando o Evangelho deste VII Domingo do Tempo Comum. Diante de milhares de fiéis na Praça São Pedro, Francisco definiu “exigentes e paradoxais” as palavras de Jesus, que nos convida a oferecer a outra face e amar os nossos inimigos.

Deus vai sempre além

É normal amar quem nos ama, disse o Pontífice, mas agindo deste modo, o Mestre nos provoca dizendo: Que fazeis de extraordinário?

Com efeito, afirmou o Papa, temendo não ser correspondido ou ficar desiludido, preferimos amar só quem nos ama, fazer o bem só a quem é bom conosco, ser generoso só com quem pode restituir o favorMas o Senhor nos adverte que isso não é suficiente:

“Se permanecermos no ordinário, no equilíbrio entre dar e receber, as coisas não mudam. Se quisesse seguir esta lógica, não teríamos esperança de salvação! Mas, felizmente, o amor de Deus é sempre “extraordinário”, isto é, vai além dos critérios habituais com os quais nós humanos vivemos as nossas relações.”

Amor desmedido

Para Francisco, as palavras de Jesus constituem um desafio, já que nos pede para abrir-nos ao extraordinário de um amor gratuito. Enquanto tentamos equilibrar as contas, Cristo nos estimula a viver o desequilíbrio do amor, assim como Ele fez conosco. Se Deus não tivesse se desbalanceado, nós nunca teríamos sido salvos e Jesus não teria abraçado a cruz por nós.

“Deus nos ama enquanto somos pecadores, não porque somos bons ou capazes de dar algo em troca. O amor de Deus é um amor sempre em excesso, sempre além dos cálculos, sempre desproporcional. Hoje pede também a nós para viver deste modo, porque somente assim o testemunharemos verdadeiramente.”

Ousar no bem, arriscar no dom

A proposta de Cristo, portanto, é sair da lógica da vantagem e não medir o amor sobre a balança dos cálculos e das conveniências. É ousar no bem, a arriscar no dom, mesmo se recebermos pouco ou nada em troca. Porque é este amor que lentamente transforma os conflitos, diminui as distâncias, supera as inimizades e cura as feridas do ódio.

O Papa convidou cada um de nós a se questionar: “Eu, na minha vida, sigo a lógica da retribuição ou a da gratuidade?”.

“O amor extraordinário de Cristo não é fácil, mas é possível, porque Ele mesmo nos ajuda doando-nos o seu Espírito, o seu amor sem medida. Rezemos a Nossa Senhora, que respondendo a Deus o seu “sim” sem cálculos, lhe permitiu fazer dela a obra-prima da sua Graça.”

Fonte: Vatican News – Vatican Media | Bianca Fraccalvieri

NOTÍCIAS

Imagem de Nossa Senhora da Penha acompanhou os mais de 200 participantes durante os 33 quilômetros de peregrinação em Colatina, transformando a caminhada em um profundo testemunho de fé, devoção

Paz e Bem. Na tarde deste sábado (27), o Convento da Penha realizou um encontro de orientação e fraternidade com os leitores que atuam nas celebrações eucarísticas do Santuário. O

Paz e Bem. Nesta quarta-feira (24), Solenidade do Nascimento de São João Batista, o Campinho do Convento da Penha recebeu centenas de fiéis para a tradicional Missa da Saúde. A

Ao longo do Ano Jubilar Franciscano, o Convento da Penha será destino de peregrinação para os devotos que desejam celebrar os 800 anos do Trânsito de São Francisco de Assis