Padre Gudialace: “Ensinemos ao mundo que a nossa arma é o amor”

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, Padre Gudialace de Oliveira, presidiu a Santa Missa das 9h, desta segunda-feira (17/06). Apesar do clima frio e o tempo chuvoso, muitas pessoas subiram até a Capela do Convento para rezar. Refletiram, na Liturgia da Palavra, a Leitura de 2 Coríntios 6,1-10 e o Evangelho de Mateus 5,38-42.

Ao iniciar a Celebração, Padre Gudialace acolheu a todos e agradeceu pela presença. Na homilia, explicou o trecho do Evangelho que Jesus diz “não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra”. Meus irmãos e irmãs, este Evangelho mexe bastante com a gente, causa uma provocação porque isso de dar o outro lado da face, é sempre muito complicado e difícil. Vivi um episódio lá em Guarapari onde trabalhei como Padre… Um senhor chegou na Igreja xingando e falando palavrão e eu fui até ele para pedir que ele não xingasse, ele foi e juntou todo o ‘muco que tinha no pulmão e escarrou na minha cara’. Sem pensar, imediatamente, eu lasquei-lhe a mão, eu não pensei… Perdi a graça porque bati no homem. Depois que bati, ele falou assim: ‘você me bateu?’, e eu também pensei ‘ai meu Deus bati no homem’, falei ‘bati!’. Ele disse assim: ‘mas você não é padre?! Eu falei ‘sou e você me cuspiu, não estava esperando isso’… Controlar este nosso impulso é muito difícil!” E acrescentou “Eu acho que Jesus não está falando de forma literal, porque Ele levou um tapa também, quando ele estava sendo condenado, acusado… Se alguém bate de um lado, essa pessoa já está esperando a sua reação, se a alguém vai abrir um processo contra você, ela está esperando a sua reação, se a pessoa te obrigar a caminhar um quilômetro, ela já está esperando a sua reação. O que Jesus está propondo pra gente é que surpreendamos quem é mau com uma reação do bem, é isso! Algo que é muito difícil, mas talvez é mais fácil de controlar… Quando alguém vai em uma rede social e fala uma coisa que você não concorda, ao invés de você ir lá e acabar com a pessoa, falar mal da pessoa, a elogie! Tente descobrir uma qualidade naquela pessoa, é assim que Jesus está dizendo. As pessoas fazem o mau, já esperando a reação do mau. Jesus está nos ensinando que a gente vence o mau com ações boas.”

“Se alguém fez fofoca a seu respeito, não faça fofoca dela também. Olho por olho, dente por dente, não! Ensinemos ao mundo que a nossa arma é o amor. Peçamos ao Senhor Nosso Deus que nos capacite porque é um exercício extremamente difícil de fazer, mas só assim que a gente constrói o bem entre nós. Quando alguém nos joga uma brasa fumegante, essa brasa pode acertar na gente, pode não acertar. Pode nos queimar ou não. Na hora da raiva, quando nos sentimos ofendidos, podemos jogar de novo na pessoa, que pode pegar nela ou não… Mas com certeza, se ela não te acertou na primeira, quando você segurou a brasa, ela te queimou. Todas vez que a gente usa a arma do mal para ferir alguém, se o outro vai ser ferido eu não sei, mas eu com certeza fui. Quando a gente lida com a lama do pecado a primeira pessoa a se sujar, somos nós”, explicou o Padre Gudialace.

Ouça na íntegra abaixo

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X