Paz e Bem!
O Convento da Penha em parceria com a Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) e com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai promover neste sábado, dia 2 de outubro, a tradicional Missa de Abertura da Campanha “Outubro Rosa” e uma ação de saúde com diversos atendimentos. O evento será realizado no Campinho do Convento, a partir das 8h40.
Profissionais da Prefeitura de Vila Velha, por meio da secretaria municipal de saúde, vão realizar serviços como marcação de mamografia, verificação de glicemia, aferição de pressão, avaliação nutricional e vacinação contra influenza A H1N1, além de orientações sobre o cuidado com a saúde da mulher. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo e a secretária municipal de saúde, Cátia Lisboa, também estarão presentes.
Diretores e representantes da Afecc e do Hospital Santa Rita de Cássia irão participar da Missa. A Afecc é a mantenedora do Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Espírito Santo. Em 2019, o Hospital registrou 727 novos casos de câncer de mama, e, em 2020, mais 770 casos novos, um aumento de 43 casos. Apesar desse aumento, acredita-se que a pandemia retardou a detecção e que, possivelmente, um número maior será registrado no período pós-pandemia.
O Outubro Rosa 2021 vem para fortalecer o alerta: a prevenção é essencial. O motivo, explica a coordenadora do movimento no Espírito Santo e Presidente da Afecc, Marilucia Dalla, é de “incentivar as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia”.
“Na Missa de abertura do Outubro Rosa, agradecemos pela continuidade desse importante movimento, que completa 12 anos no Espírito Santo, e aproveitamos para pedir a bênção para que todas as ações em benefício da prevenção, da detecção precoce e do tratamento médico sejam realizadas com muita determinação”, diz Marilucia.
O Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela Afecc e o empenho das pessoas para a realização da campanha. “As mulheres sempre sobem ao Convento suplicando a bênção de Deus e a proteção da Virgem da Penha para que seja fecundo o esforço da Campanha que tem entre seus objetivos a difusão da compreensão que a prevenção, o diagnóstico e cuidado precoces são os maiores aliados na luta contra todo tipo de câncer”.
Para ele é fundamental a participação do principal monumento turístico e religioso capixaba no reforço da conscientização entre as mulheres e as famílias capixabas, além de levar palavras de incentivo, ânimo e encorajamento. “O Convento da Penha se une aos esforços dos que lutam por uma vida saudável e de intenso combate ao câncer. A nossa contribuição à campanha é incentivar a prevenção, as discussões na sociedade e dar coragem para o tratamento. Queremos pedir: tenham fé! Tenham confiança em Deus”, afirma.
Vale ressaltar que no município de Vila Velha, a prefeitura tem realizado uma série de ações com o objetivo de orientar e possibilitar aos moradores, sobretudo as mulheres, o acesso aos atendimentos de prevenção ao câncer.
Serviço:
Missa de Abertura da campanha Outubro Rosa e ação de saúde
Data: 02/10/2021 (sábado)
Horário: Missa às 9h | atendimento de saúde de 10h às 15h
Local: Campinho do Convento da Penha
Estimativas de câncer de mama para o ES
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) prevê o surgimento de 790 novos casos de câncer de mama no Espírito Santo até o final deste ano de 2021, sendo 80 em Vitória. Para o Brasil, estima-se 66.280 novos casos da doença. Ainda segundo o Inca, o câncer de mama é o mais incidente entre as mulheres em todo o mundo.
Fatores de risco
De acordo com o Inca, o câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários. No entanto, a idade é um fator importante. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos de idade, têm maior risco de desenvolver a doença. Veja alguns fatores de risco:
- Idade acima de 50 anos.
- Fatores genéticos/hereditários (mutações em genes, câncer de ovário na família, por exemplo)
- Menopausa tardia (história reprodutiva e hormonal)
Sedentarismo, obesidade e exposição frequente a radiações ionizantes (fatores comportamentais e ambientais)
Campanha no Convento
O Convento da Penha também aderiu a campanha de conscientização por meio da iluminação do monumento na cor rosa. Todos os dias, a cada hora (18h, 19h, 20h, 21h, 22h, 23h) as paredes laterais do Convento recebem, durante 5 minutos, a iluminação cênica rosa. O objetivo é alertar e chamar atenção do público, especialmente as mulheres, para a importância do diagnóstico precoce e um tratamento adequado.