ONLINE: Sábado tem a tradicional Romaria das Famílias

Compartilhe:

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

Paz e Bem.

Dentro do Mês Vocacional, a Igreja no Brasil celebra, na segunda semana de agosto, a Semana Nacional da Família, que tem início no Dia dos Pais, refletindo a importância da vocação paterna e encerrando na Solenidade da Assunção de Maria, a Mãe de todos nós. É tempo de uma mobilização de grupos e comunidades, que desde 1992, ocorre com momentos de oração, formação, reflexão, encontros e celebrações. Neste ano, a Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs como tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15).

O Convento da Penha, em comunhão com a Arquidiocese de Vitória, está realizando uma programação especial para celebrar a Semana Nacional da Família. Baseadas nos quatro pilares das diretrizes de evangelização da Igreja (pão, palavra, caridade e missão), as Celebrações das 15h têm participações especiais de casais que representam movimentos de família na Arquidiocese. A temática é bem atual e se insere no contexto da pandemia e da realidade em que as pessoas estão ficando mais em casa.

Tradicionalmente, todos os anos as famílias sobem ao Convento da Penha para encerrar a semana de oração pelas famílias, ou seja, ao longo dos dias as paróquias, comunidades e áreas pastorais realizam programações próprias e sempre no sábado que antecede a Solenidade de Nossa Senhora da Glória (Assunção de Maria), os maridos, esposas e filhos fazem a romaria ao Convento.

Foto: divulgação / aves.org.br

 

Além da tradição, a Romaria das Famílias é marcada por homenagem, orações e momentos bem específicos para a união da família. De um “banquinho” carregado pelo marido à água trazida pela esposa precavida, para participarem a Missa no Campinho, são exemplos desta simples, porém grandiosa união. Na romaria, os casais bem como todas as famílias encontram na devoção mariana um modelo perfeito a ser seguido. Desta forma, a Sagrada Família mostra todos que é possível sim congregar uma “família santa” sem deixar de ser uma família comum, cheia de dificuldades, desafios e sonhos.

Por conta da pandemia, a Romaria das Famílias neste ano será um pouco diferente. Vamos participar em nossas casas, rezar com os nossos familiares em nosso próprio lar. Por amor ao nossos, embora isolados fisicamente, vamos juntos participar, seja pela SmarTV, pelo computador ou pelo Smartphone, juntos vamos formar família, formar comunhão.

Neste sábado, dia 15 de agosto, a partir das 14h, a Imagem de Nossa Senhora da Penha será levada em romaria até o Campinho do Convento, será uma romaria online, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Convento. Às 15h, o Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, preside a Missa de Encerramento da Semana das Famílias, também com transmissão ao vivo pelo Facebook, YouTube e Instagram do Convento.

É importante ressaltar que os fiéis devem participar em casa. A programação é exclusivamente online e sem a presença física do público.

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts