O dia da Padroeira começa com Missa à meia-noite

Compartilhe:

Moacir Beggo

Vila Velha (ES) – A Festa da Penha não espera o dia amanhecer para começar as suas atividades. À meia-noite da segunda-feira, dia 28 de abril, a capela do Convento já estava lotada para a primeira Missa do Dia da Padroeira do Espírito Santo. Assim também foi às 2 horas da madrugada, às 6 horas. Para o povo, o importante era subir o Morro da Penha e fazer a sua devoção a Nossa Senhora.

Já as grandes celebrações no Campinho começaram às 7 horas, com a Missa Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), presidida pelo Pe. Adenilson Antônio Schmidt, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. O dia chuvoso não desanimou os fiéis devotos que vinham em grupos de todos os cantos do Estado e de cidades de outros estados. O tempo ruim durou algumas horas e deu lugar a um dia de sol e céu azul.

Missa das Pastorais Sociais

Às 9 horas as bandas de Congo do Espírito Santo deram o tom festivo para o dia e, como já é tradicional, a Missa das 10 horas foi dedicada às pastorais sociais. O padre Anderson Gomes presidiu a celebração e fez a sua homilia com base no tema da Festa “Anunciar com alegria”, tirado da Exortação Apostólica do Papa Francisco, “A Alegria do Evangelho”.

“Anunciar com alegria tem sido a grande bandeira do Papa Francisco. A alegria é um símbolo do seu pontificado”, disse o Pe. Anderson, que destacou os pilares para o efetivo anúncio com alegria: caridade, solidariedade e comunhão fraterna. “Estamos nos acostumando com a tragédia do outro. A dor do outro é comum”, lamentou, lembrando que no Evangelho vimos uma jovem, Maria, que se põe a serviço imediatamente para ir ao encontro de uma pessoa idosa.

“Como cristãos, não podemos nos conformar. Uma fé autêntica tem o desejo de mudar o mundo. Deixar a terra um pouco melhor”, disse.

Para a Festa, o guardião do Convento da Penha, Frei Valdecir Schwambach, conta com os frades da Fraternidade – Frei Claudius Guski, Frei Pedro Engel, Frei Ari Praxedes, Frei Paulo César Ferreira e Frei Alberto Eckel – e os aspirantes André Silva e Marcos Bertoldi, além da Fraternidade do Divino Espírito Santo, especialmente Frei Florival Mariano de Toledo, que animou todos os dias o Oitavário e as grandes celebrações. O governo provincial marcou presença com Frei Fidêncio Vanboemmel e Frei Mário Tagliari. De São Paulo também estiveram presentes na festa Frei Gustavo Medella, Frei Diego Atalino de Melo e Frei Alexandre Rohring.

[nggallery id=74]

[nggallery id=75]

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X