Paz e Bem.
Celebrando o 4º Domingo da Páscoa, centenas de fiéis, especialmente as famílias, se encontraram desde às 8h da manhã no portão de entrada do Convento e participaram da Missa no Campinho. A celebração foi presidida pelo Frei Alessandro Dias e teve a presença dos membros da Pastoral Familiar de Vila Velha, como acontece nos meses pares, sempre no último domingo de cada mês. Também neste domingo, a Igreja no mundo todo rezou pelos presbíteros, aqueles vocacionados que exercem o ministério ordenado.
Na homilia, Frei Alessandro refletiu o Evangelho do Bom Pastor (João 10, 1-10), antes, iniciou lembrando a importância das preces da Igreja pelos presbíteros. “O Papa Paulo VI em 1964, no Concílio Vaticano II, pede que nós rezemos, no 4º Domingo da Páscoa, a oração pelas vocações e entender que vocação não é só ser padre, religioso, religiosa, a vocação é um chamado de Deus. A gente precisa ter profissionalismo naquilo que a gente faz. O verdadeiro profissional é uma pessoa vocacionada, ele vai além… Nós somos chamados a uma vida de plenitude, assim como Jesus nos fala no fim do Evangelho: ‘eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância’, Ele é o Pastor e Guarda de nossas almas. Quando o Senhor fala que é a porta, nós compreendemos que é importante obedecermos, ouvirmos a voz de Deus. Jesus mostra que Ele é o Pastor, é Ele que cuida de nós. Ele alimenta nossa vida, nos leva às pastagens frescas…”, explicou.
Sobre a primeira Leitura (Atos 2,14.36-41), Frei Alessandro o trecho inicial do trecho bíblico: “‘Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes’, ou seja, é o anúncio à comunidade cristã, é o Kerigma. As pessoas vão ouvir falar de Jesus, vão perceber que Jesus assumiu a condição humana, mas na verdade Ele é Deus, ele deu sua vida por nós. A gente também vive do pecado, é o pecado que faz Jesus sofrer, mas Ele morreu para nos livrar do pecado da morte. Diante da Palavra de Deus, qual que deve ser nossa postura? O que Deus quer dizer para mim com essa Palavra? A resposta é dada por Pedro: ‘Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si’. Somos cristãos por inteiro. O cristão vive na alegria de agir com a força de Deus”, comentou o frade.
“Não basta só a gente ser batizado, temos que ter os sentimentos de Jesus, temos que imitar Jesus. Ele sabe que nossa vida vai passar por sofrimentos. Qualquer profissão, vocação, vamos enfrentar desafios, sofrimentos. E São Pedro vai dizer na segunda leitura: ‘se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isso vos torna agradáveis diante de Deus’, nos mostra que é preciso ser imitador de Cristo, nossa missão é ser cristão 24h por dia. O cristão tem de ser sal da terra e luz do mundo”, conclui o frei.
Confira a reflexão completa abaixo: