Entre os dias 2 a 5 de novembro, aconteceu o primeiro estágio vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, na Fraternidade São José – Postulantado Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá (SP). Ao todo, nove jovens participaram do encontro, provenientes, em sua maioria, do Estado de São Paulo, mas também houve participação de vocacionados dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O estágio vocacional tem o objetivo de ser uma experiência de convivência e conhecimento mais próximo com aqueles que se candidatam a serem admitidos na formação para se tornar Frades Menores. São indicados os jovens que já passaram por um tempo de acompanhamento nas fraternidades da Província, através de visitas e diálogos com os Animadores Vocacionais locais que buscam auxiliar no discernimento daqueles que se sentem chamados à vida religiosa franciscana. O discernimento vocacional, feito com seriedade e profundidade, permite ao jovem ter melhor base de informações e experiência para saber se, de fato, ele se vê inclinado a esta forma específica de responder ao chamado de Deus. O estágio vocacional no Postulantado permite, além disso, maior contato com os jovens postulantes, que já estão em preparação para ingressar no noviciado franciscano no ano seguinte, através de troca de experiências e partilha de suas próprias rotidas e expectativas.
Além dos momentos de oração e celebração, desta vez marcados pela Memória dos Fiéis Defuntos (2 de novembro) e a Solenidade de Todos os Santos (5 de novembro), o estágio contou com momentos de partilha da vida de cada vocacionado e de como se sentiram chamados à vida religiosa franciscana. Além disso, em momentos de reflexão e formação, eles puderam conhecer melhor as específicas características da vida religiosa na Igreja, chamada à consagração a Deus através da profissão dos conselhos evangélicos de viver sem nada de próprio (pobreza), obediência e castidade, lidos sob a perspectiva positiva da escolha voluntária de valores para a vida, e chamada a compartilhar da vida e missão com uma fraternidade. Também conheceram um breve histórico da Província da Imaculada, assim como sua atual realidade, focando-se nas presenças e missões assumidas.
Por fim, o encontro também contou com tempo para a confraternização e visitas aos dois santuários das proximidades: o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP), e o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, em Guaratinguetá – este último sob os cuidados dos frades franciscanos desde 2020. Uma noite cultural também foi organizada, na qual, frades, postulantes e vocacionados puderam expor seus dotes artísticos através da música, poesia e textos compostos para a ocasião.
Que os jovens vocacionados, somados àqueles que participarão do segundo estágio vocacional em Curitiba (PR) nos próximos dias, possam, sob a intercessão de São Francisco de Assis, manter o ardor da resposta a Deus no serviço à Igreja e à humanidade, junto desta grande família franciscana.
Fonte: franciscanos.org.br