As chuvas que estão atingindo o ES nestes últimos dias afetaram todos. O Convento da Penha teve, pois, sua estrada principal de acesso bastante danificada. Cerca de 150 metros da estrada tiveram os seus paralelepípedos arrancados e quatro deslizamentos de pequeno e médio porte interditaram outros pontos da mesma.
O DER-ES está trabalhando com afinco na recuperação da estrada, mesmo debaixo da contínua chuva. Assim, o local que teve os seus paralelepípedos arrancados está quase transitável. Porém, quanto aos deslizamentos, não será possível desobstruir a estrada, por enquanto. A chuva contínua torna o solo bastante instável e há a possibilidade de que a terra que desceu esteja sustentando outras partes de terra que poderiam (ou não!) descer.
O antigo caminho, chamado de Ladeira da Penitência, não sofreu significativos estragos. Porém, todos sabem que a Ladeira é bastante escorregadia, o que pode resultar na queda das pessoas. Além disso, o solo encharcado e os ventos podem ocasionar a queda de árvores, de modo que a Ladeira da Penitência pode oferecer riscos às pessoas.
Pediu-se um laudo à Defesa Civil, porém frente às inúmeras ocorrências de maiores gravidades e proporções, é quase humanamente impossível obtê-lo imediatamente.
Por isso, prezando pela segurança e integridade de todos, e com a previsão de mais chuvas para os próximos dias, após refletir e deliberar sobre o assunto, a Fraternidade do Convento da Penha decidiu SUSPENDER POR TEMPO INDETERMINADO as atividades religiosas e visitas ao Convento.
O Convento, propriamente, não sofreu danos.
Assim, conta-se com a compreensão de todos e pede-se que todos se unam na oração e no serviço solidário e fraterno às vítimas e aos desabrigados.
Neste tempo do Advento, que está quase no fim, todos pedem que o Sol da justiça, Jesus Cristo, venha nos visitar. Mais do que nunca pedimos tempos melhores e, sobretudo, corações aquecidos por um verdadeiro amor e comprometimento com os que mais sofrem. Que Nossa Senhora da Penha ajude a todos nisso.
Paz e Bem!
Fraternidade Franciscana do Convento da Penha.