“Não há justificativas, em nome da fé cristã, para a divisão”, afirma Dom Lauro na abertura da SOUC em Colatina

Compartilhe:

Paz e Bem.

No período que antecede a Solenidade de Pentecostes, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC), promove anualmente a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC). Neste ano, acontece de 22 a 28 de maio. No Regional do Estado do Espírito Santo (ES), a Celebração de Abertura realizou-se nesta terça-feira (23/05), às 19h, na Igreja Presbiteriana Unida (IPU), centro de Colatina, e contou com a participação de várias lideranças religiosas.

A partir da temática proposta “Aprendei a fazer o bem; procurai a justiça” (Isaías 1,17), a celebração teve enfoque na luta contra o racismo e suas desastrosas consequências na vida de muitos irmãos e irmãs. Por isso, no início da oração, os participantes receberam uma pedra, símbolo do tropeço e ao mesmo tempo símbolo da pedra angular que é Cristo Jesus.

Após a proclamação da Palavra de Deus do livro de Efésios (2,13-22) e do Evangelho de Mateus (25,31-40), Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, bispo da Diocese de Petrópolis, conduziu o momento da partilha da palavra.

“É uma alegria podermos estar aqui reunidos nesta Semana de Oração pela Unidade Cristã, promovido pelo CONIC. A unidade é dom do Espírito Santo”, introduziu Dom Lauro. Para ele, a partir da leitura de Efésios, Jesus é aquele que derrubou o muro da separação, da divisão. “O ser humano redimido por Ele é um ser voltado para a comunhão. Já não temos mais judeus e pagãos, todos formamos um único corpo em Cristo Jesus. O Redentor da humanidade, em quem nós fomos criados e redimidos, conquista para o Pai, um só povo. Um povo de irmãos e irmãs, foi assim que o muro desapareceu”, disse.

“É a primeira vez que entro aqui na Igreja Presbiteriana Unida de Colatina e me sinto muito bem, em casa, isso porque somos irmãos. Aqui estamos reunidos em oração. Somos chamados a viver a eternidade juntos. Mas a eternidade não é apenas após a morte, ela começa aqui e agora. Não há justificativas, em nome da fé cristã, para a divisão, para os muros, para a separação, para a intolerância, para a violência. Cristo é a nossa paz”, frisou.

Sobre o Evangelho, Dom Lauro fez uma comparação com os que são estudantes, dizendo que o grande sonho de todos é saber o que vai cair na prova. “No Evangelho, Jesus nos deu informação sobre qual será o nosso exame final”, destacou, ressaltando que os cristãos serão julgados pelo amor.

“Quando fizerdes boas obras ao menor dos meus irmãos, estarão fazendo isso a mim”, sublinhou o bispo, referindo-se ao mandato de Cristo Jesus aos seus discípulos. “Essa página do Evangelho é fundamental para nós cristãos pois é uma página cristológica. Cristo se identifica com o menor, com o sofredor, com aquele que o mundo despreza. O irmão sofredor, desprezado, é espaço, lugar, oportunidade de encontro com o Salvador, Jesus Cristo”, revelou.

“No entardecer de nossas vidas, todos nós seremos julgados pelo que fizemos. Por isso, todos nós somos convidados a sermos embaixadores da misericórdia, não só pelas palavras, mas pelas nossas atitudes concretas em relação aos nossos irmãos”, ensinou. Por fim, fez memória de São Francisco, lembrando que o Santo de Assis costumava indicar aos frades o anúncio ao Evangelho, sempre de dois a dois e citou: “Pregue o Evangelho, se necessário use Palavras”. “Essa nossa atitude de hoje estarmos juntos aqui rezando é um acontecimento muito bonito e comprometedor com nossos irmãos”, concluiu.

TEMPO DE RECOMEÇAR

A celebração teve prosseguimento com orações, cânticos e partilhas de relatos de pessoas que sofrem com a discriminação e com preconceitos. No final, o Pastor Güinter, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, convidou os presentes a construírem juntos no corredor central da Igreja um caminho com as pedras que receberam no início da celebração. “Oremos para que as pedras de tropeço, racismo, exclusão, injustiça, dor, sejam superadas pelo nosso empenho e pela luta de nossas Igrejas”, motivou. “As pedras, pelas nossas ações, são transformadas em novos caminhos, lembrando que nosso modelo de caminho é Jesus”, acrescentou.

O franciscano, Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, nomeado por Dom Lauro Sérgio representante do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para todo o estado do Espírito Santo, junto ao CONIC Nacional, explicou que há mais de 15 anos a cidade de Colatina não tinha um evento como este. “Este ano em nosso estado contamos com um maior número de celebrações ecumênicas”, celebrou o frade. “O desafio é expandirmos ainda mais para outros locais que ainda não promovem estas celebrações”, disse.

Segundo ele, as atividades de retomada das atividades junto ao CONIC regional começaram ainda ano passado, mas de maneira tímida. “Praticamente neste ano começa a retomada da linha ecumênica em nossa Diocese de Colatina. Hoje foi o pontapé inicial”, sublinhou.

As celebrações continuam durante o decorrer da semana. Na quinta-feira (25/05), será na Paróquia Sagrada Família, Matriz São Vicente de Paulo (ICAR), às 19h30. Na sexta-feira, a Celebração de encerramento ocorrerá na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana (IECL), às 19h30.

SOBRE A SOUC

Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece de 22 a 28 de maio, tempo que antecede a Celebração de Pentecostes.

A SOUC é também um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) organiza as iniciativas para a celebração da Semana. O tema que inspira a SOUC deste ano foi retirado do livro de Isaías: “Aprendei a fazer o bem, procurai a justiça” (Is 1, 17).


Frei Augusto Luiz Gabriel (portal franciscanos.org.br)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X