Na Missa do Envio, Frei Massimo lembra: “A memória do carisma como Frades Menores é uma fonte do futuro”

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, presidiu a Missa do Envio no último dia (27/01) da Assembleia Geral da União das Conferências Latino-americanas Franciscanas (UCLAF), que desde a última segunda-feira reuniu no Convento São Francisco, no centro de São Paulo, os Ministros Provinciais e Custódios da Conferência Franciscana do México, América Central, Panamá e Haiti; da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul; e da Conferência Franciscana Bolivariana, com o Ministro Geral e seu Definitório.

“Construindo o Caminho Sinodal como Frades Menores”. O tema fez parte de todas as reflexões e assuntos desta 27ª Assembleia Geral da UCLAF, que celebra 55 anos de fundação na América Latina e 500 anos da presença franciscana no México, não perdendo de vista o Centenário Franciscano, que neste ano celebra os 800 anos da Regra Bulada e o Natal de Greccio. “Agradecemos ao Senhor pelo caminho de nossa família na América Latina ao longo destes anos! Isto é o que sentimos e experimentamos durante estes dias de convivência e partilha. Mais uma vez nesta Eucaristia fomos alcançados pelo dom sublime de uma Palavra antiga e todos os dias surpreendentemente nova! É o próprio Jesus que nos fala hoje em Lc 24,44, e nos fala de coisas que devem ser “cumpridas”. O passado e o futuro se encontram num presente”, agradeceu Frei Massimo.

Segundo o Ministro Geral, a “memória” evangélica não é apenas a atualização do passado, mas a fonte do futuro! “A memória do nosso carisma como Frades Menores, que o Centenário Franciscano nos ajuda a revisitar, é uma fonte do futuro. Somos chamados a um esforço mais intenso para ouvir o Senhor neste tempo, para que o carisma possa ser expresso aqui e agora na América Latina, em sua ampla diversidade”, orientou o Ministro Geral.

Para Frei Massimo, o Evangelho de Lucas nos fala da Páscoa de Jesus, que é o final de um tempo antigo e é tempo da ressurreição: é o tempo novo e definitivo. É no poder da Páscoa que, em nome de Jesus, “a conversão e o perdão dos pecados serão pregados a todos os povos, começando por Jerusalém” (v.47).

Frei Massimo continuou sua exortação animando os frades no retorno a suas terras de origem: “O Ressuscitado fala a nós, seus discípulos: ‘Disso sois testemunhas” (v.48). O nosso testemunho e evangelização tornam presentes o cumprimento do Evangelho do Senhor em nosso tempo. Tornam presentes seu poder vivificador. Antes de ser uma ideia, a missão é a transparência da presença e do poder do Senhor. Não podemos fazê-lo com a nossa pequena e pobre força: ‘E eis que eu envio aquele que meu Pai prometeu, mas vós permanecereis na cidade até vos revestirdes com o poder do alto’ (v.49)”, disse.

E continuou: “Permaneçamos vigilantes na invocação deste poder do alto, para que o Espírito do Senhor e a seu santo modo de operar possam agir em nós. São Francisco nos envia em missão: LM III, 7: FF 1059 ‘Vão’, disse o Pai mansamente aos seus filhos, ‘proclamem a paz aos homens; preguem a penitência para a remissão dos pecados’. Sejam pacientes nas tribulações, vigilantes na oração, corajosos no trabalho, modestos na fala, sérios na conduta, e gratos pelos benefícios. Em recompensa de tudo isto, o reino eterno foi preparado para vós”, orientou.

“Aqueles que se ajoelharam humildemente perante o servo de Deus aceitaram a missão da santa obediência com íntima alegria. Então, ele disse a cada um em particular: ‘Confiai o vosso destino ao Senhor, e ele vos alimentará. Estas foram as palavras que ele costumava repetir quando designava um irmão para uma missão de obediência. Dividiu-os dois a dois, em forma de cruz, enviando-os para o mundo. Depois de atribuir as outras três partes às outras seis, ele próprio foi com um companheiro a uma parte do mundo, sabendo muito bem que tinha sido escolhido como exemplo para os outros e que devia primeiro agir e depois ensinar’”, encerrou Frei Massimo, desejando a todos: “Boa viagem, irmãos, com a proximidade maternal e a bênção de Francisco!”.

No final da Celebração Eucarística, Frei Massimo e Frei César Külkamp entregaram a Regra de São Francisco, que neste ano celebra 800 anos de sua aprovação, e um Tau a cada frade participante da Assembleia.

Frei Massimo viaja nesta madrugada para Lima, no Peru, onde vai visitar os frades peruanos e retorna para o Brasil, chegando na segunda-feira no Rio de Janeiro. Dali, ele sobe a serra até Petrópolis (RJ), para se encontrar com os frades da formação permanente e do tempo de Teologia. Depois visita o Espírito Santo, onde se encontrará com os frades do Regional no Santuário do Divino Espírito Santo. Dali, ele segue para Curitiba (PR), onde se encontrará com os frades deste Regional e depois viaja até Rodeio (SC), onde está o Noviciado da Província. Ali se encontra com os frades de dois Regionais catarinenses. Na sexta-feira, dia 3, estará em São Paulo, para encontro com os frades deste Regional.

Dom Odilo e o Ministro Geral

O último dia foi de muitas reuniões. As Conferências do México, América Central, Panamá e Haiti e a Bolivariana se reuniram, separadamente, para estabelecer conclusões, acordos e compromissos por ocasião do de um caminho sinodal e da celebração do Centenário Franciscano e do Capítulo das Esteiras em 2025. Já a Conferência do Brasil e Cone Sul se reuniu com o Ministro Geral e o Definitório Geral. Por último foram votados e aprovados alguns pontos da agenda da UCLAF até a próxima assembleia. A Santa Missa de encerramento começou às 18h30.

Os frades também tiveram a grata surpresa de receber a visita do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que conversou com participantes da UCLAF e almoçou com eles.

A UCLAF é um organismo de animação da Ordem dos Frades Menores que chega à marca histórica de 55 anos de existência. Nasceu motivada pelo impulso renovador do Concílio Vaticano II para promover a unidade e a busca de colaboração na vida e na missão da Ordem no contexto da América Latina. Em todos estes anos, ela tem buscado promover a colaboração em suas presenças evangelizadoras (históricos santuários, vicariatos, paróquias, educação, comunicação, trabalho social e iniciativas missionárias) e na formação a partir do carisma franciscano.

Frei José Alirio Urina Rodriguez, presidente da UCLAF, não poupou agradecimentos à Província da Imaculada Conceição, em nome do Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, agradeceu à Fraternidade do Convento São Francisco, que acolheu 40 Ministros Provinciais e Custódios que vieram para este evento, que trouxe pela primeira vez o Ministro Geral e o seu Definitório ao Brasil. “Minha primeira atitude é de agradecimento e de fraternidade. Creio que foi um encontro valioso para os irmãos. Oportuno e necessário esse momento em vista de construir esse caminho sinodal como Frades Menores”, disse o presidente da UCLAF. Em maio de 2024, a Assembleia Geral será na Cidade do México.

Fonte: Equipe de Comunicação da UCLAF – via portal franciscanos.org.br

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X