Paz e Bem.
Na manhã da última sexta-feira (15), após as orações de Laudes e de preparação para a Santa Missa, a cidade de Colatina foi atingida por um forte temporal e o Mosteiro Santíssima Trindade, das Irmãs Clarissas de Colatina (ES) sofreu alguns prejuízos, especialmente no telhado e vitrais da Igreja. Metade da Capela está interditada, já que caíram dois vitrais e outros estão com risco. Os estragos ainda aconteceram nos telhados do Mosteiro, algumas árvores também caíram. Além da sujeira provocada pela destruição, será necessário contratar uma empresa para consertar algumas partes da construção, principalmente o telhado.
Em meio ao cenário de destruição, uma cena chama atenção. A Imagem de Nossa Senhora dos Anjos afixada em um Tau, ficou intacta. “Sentimos a proteção da Mãe”. Em outro ponto, perto de onde as Irmãs rezam e adoram a Sagrada Eucaristia, uma imagem de São Francisco de Assis ficou intacta. Sinais da presença de Deus e de que no Mosteiro “virão viver umas irmãs cuja vida glorificarão o Pai Celeste”.
Veja nas imagens abaixo:
Agora as Irmãs Clarissas precisam de ajuda para a reconstrução no Mosteiro. Elas sobrevivem através das coletas nas Missas celebradas na Capela aberta ao público e com os produtos vendidos na lojinha. Quem quiser pode fazer uma doação de qualquer valor através do Pix do “Mosteiro Santíssima Trindade”, a chave é o CNPJ: 03.440.174/0001-63.
Mosteiro e sua importância
Um mosteiro contemplativo constitui um dom para a Igreja. Com seu rosto orante, torna mais plena e significativa a presença da Igreja missionaria. Uma comunidade monástica pode ser comparada a Moisés que, na oração, decidiu a sorte das batalhas de Israel; e com a sentinela que vigia a noite à espera da aurora. O mosteiro representa a própria intimidade de uma Igreja, o coração onde o Espírito geme e intercede continuamente pelas necessidades da comunidade inteira, e donde se eleva sem cessar a ação de graças pela vida que ele concede cada dia. “As irmãs são como que as amigas do paralítico que o levam a Jesus”.
De ânimo livre e hospitaleiro, com a ternura de Cristo, as monjas trazem no coração os sofrimentos e as ansiedades daqueles que recorrem à sua ajuda, incluindo todos os homens e mulheres.
Fazemos nossas as palavras do Papa Francisco para dizer: “Sem vós, queridas irmãs clarissas, que seria da Igreja e de quantos vivem nas periferias humanas e trabalham nos postos avançados da evangelização? A Igreja olha com muito apreço a vossa vida inteiramente doada. A Igreja conta com a vossa oração e imolação para levar aos homens e mulheres do nosso tempo a boa notícia do Evangelho. A Igreja precisa de vós!
Louvado sejas, ó meu Senhor, pelas Irmãs do Mosteiro Santíssima Trindade, presente de Seu Coração para a Diocese de Colatina e para o Espírito Santo!