Paz e Bem!
A Igreja no Brasil reserva o mês de agosto para as orações e preces pelas vocações, é o conhecido “Mês Vocacional”, tempo de ouvir o chamado de Deus, rezar pelas vocações e descobrir a partir da experiência pessoal o convite que Deus nos chama. Todos nós somos vocacionados, ou seja, vocação é chamado, e quem não é chamado, chamada por Deus?!
Mês das vocações é o mês de toda a Igreja repensar a sua forma de responder: ‘sim, Senhor, aqui estou! Pode contar comigo, como pai de família, como mãe de família. Pode contar comigo como agente de pastoral! Pode contar comigo como um servidor do Evangelho na política, na sociedade, onde quer que eu estiver. Senhor, pode contar comigo na construção de um mundo melhor!’, isso que é ser VOCACIONADO.
Se engana quem pensa que rezar pelas vocações é rezar apenas pelos jovens que querem ser padres ou seguir a vida religiosa. Vocação é ouvir Deus chamar!
Já que estamos no mês dedicado às vocações, a Missa das 11h deste sábado (13), teve como motivação a oração pelas muitas vocações. Frei Alessandro Dias é animador vocacional do Convento e por isso conduziu a celebração como uma conversa, explicando principalmente que vocação não é apenas dos religiosos, dos sacerdotes. A liturgia também foi com leituras próprias que falam de vocação bem como as orações.
Ao iniciar a partilha da Palavra e da experiência vocacional, Frei Alessandro lembrou que a vocação é dom de Deus, portanto, todos nós somos chamados. “Estamos vivendo o mês vocacional e quando falamos de vocação, não podemos pensar apenas nos padres ou nos religiosos. No próprio Evangelho Jesus diz: ‘a messe é grande mas poucos os operários, pedi ao Senhor da messe que envie operários para a messe’ (Mt 9, 38), ou seja, Jesus chama a todos nós. Nossa vocação, primeiramente é um dom de Deus. Vocação é uma resposta de fé ao chamado de Deus! Nossa vocação não é a gente que escolhe, é Deus que nos escolheu, escolheu a cada um de nós. Você que é casado ou você que é solteiro, a gente sente aquela ‘inclinação’, a gente sente e se identifica com aquele modo de vida, é Deus que fala ao nosso coração”, explicou.
Frei Alessandro falou aos casais, recordando que neste domingo celebramos o Dia dos Pais. “Veja como a pessoa é casada, escolheu o matrimônio, essa pessoa entende que sua vida não é para ela só. Essa pessoa percebe que nossa vida é doação e assim estamos cumprindo um chamado de Deus. A vida não se encerra em nós mesmos, a nossa vida ganha sentido quando estamos em favor dos outros, como lembra o profeta Isaías, nos tornamos ‘luz das nações’, desta forma, o chamado de Deus na nossa vida vai atingir muito mais pessoas”, disse.
Quando explicou a carta de São Paulo aos Efésios 4,1-6, “Irmãos, eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor”, o frade disse: “Há um convite muito claro que a gente precisa perseverar naquilo que é bom. Vamos ter desafios na nossa vocação. Se a pessoa sente que a vocação dela é ser solteira, ela vai ter desafios. Quem casa ou quem entra no seminário enfrenta desafios. Sempre vai ter quem é ‘do contra’ e vai tentar te desanimar, mas vocação é chamado, quem chama é Deus e portanto, devemos ouvir a voz de Deus e não a voz dessas pessoas. Temos o auxílio das pessoas que vão nos motivar. Teremos exemplos maus e bons, mas devemos escolher sempre as coisas boas”, comentou.
Por fim, Frei Alessandro animou a todos para que não desanimemos mesmo com as dificuldades, lembrando o exemplo de Santa Dulce dos Pobres (memória deste dia). “Todos nós temos falhas e vamos enfrentar as dificuldades, mas não podemos desanimar. A gente precisa ter essa generosidade de ouvir o chamado de Deus, precisamos de muita fé, de muito amor, e obediência ao chamado de Deus. Temos hoje o exemplo de Santa Dulce dos Pobres, uma pessoa que se voltou para os necessitados, se entregou em prol dos necessitados. Nós temos, como ela, a função de rezar e cuidar do outro. O sacerdote é alguém que vai dedicar sua vida no serviço para o outro”, lembrou.
Ao final da Missa, Frei Alessandro fez uma oração pelos vocacionados, para que encontrem respostas para o chamado de Deus e sejam obedientes.
Quero conversar sobre vocação. O que fazer? Você pode entrar em contato com as redes sociais do Convento, mandar um direct no Instagram, uma mensagem inbox no Messenger do Facebook, ou ainda mandar uma mensagem para o WhatsApp (27) 99919-4997 ou ainda para o Franciszap (11) 96607-3441.