Paz e Bem!
O Convento da Penha realizou na manhã deste sábado (2), a Missa de Abertura da campanha Outubro Rosa no Espírito Santo. A celebração é uma parceria da Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) e da Prefeitura de Vila Velha com a fraternidade franciscana da Penha. O objetivo é alertar e conscientizar as famílias sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, além de enfatizar a necessidade da oração na perseverança.
O evento contou com a participação de representantes da Afecc, do prefeito Arnaldinho Borgo e da secretária municipal de saúde, Cátia Lisboa. Ao longo do dia, profissionais de saúde realizaram atendimentos como marcação de mamografia, verificação de glicemia, aferição de pressão, avaliação nutricional e vacinação contra influenza A H1N1, além de orientações sobre o cuidado com a saúde da mulher.
O Prefeito Arnaldinho falou das ações desenvolvidas pela prefeitura sobretudo na atenção à saúde da mulher. “É de grande importância diagnosticarmos no início e conseguirmos salvar vidas, nossa gestão tem priorizado a saúde da mulher. Zeramos a fila da mamografia e estamos fazendo quatro vezes mais o número de preventivos previstos”, comentou.
De acordo com a secretária de saúde da cidade, é importante o trabalho de acompanhamento das mulheres e da detecção precoce da doença. “Nossa marca na Prefeitura é trabalhar o cuidado, a detecção precoce do câncer de mama. O mês de outubro traz enfoque no câncer de mama e de outras doenças, estamos cuidando de todas as mulheres acometidas com outras doenças também”.
A Missa foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira, o frade capixaba que possui na família histórico de câncer, já que sua irmã foi acometida com a enfermidade. Ele reafirmou que o Convento é um parceiro das mulheres e de todos aqueles que buscam na fé, a força e a esperança.
“O Convento da Penha também é essa expressão do cuidado, do zelo; Maria é essa figura do feminino, da cuidadora, e é por isso de grande importância ter a abertura da Campanha aqui. A fé nos leva a acreditar num amanhã melhor, a fé nos leva a olhar um pouco além de onde nosso olhar físico alcança, esse olhar sempre devemos ter, acreditar que não estamos sozinhos nessa caminhada. Ele estará sempre ao nosso lado”, comentou o Frei.
Um momento carregado de emoção ficou reservado para o final quando a devota Beth Fernandes contou seu testemunho de luta e persistência, que há mais de 20 anos enfrenta o câncer.
A diretora de relações institucionais da Afecc, Léa Regina, disse que o diagnóstico precoce é a principal forma de vencer a doença. “Nós não cuidamos dos nossos pacientes apenas no lado físico, nossa intenção é ver esse paciente como ser físico, emocional, mental e espiritual. Essa visão faz com que espiritualmente, cada vez mais, nós nos ligamos principalmente à nossa Mãe querida… Com a detecção precoce o índice de cura é muito grande”, explicou.
O evento foi encerrado às 16h, mas as ações de prevenção e combate ao câncer permanecem o ano inteiro. Fique atento aos sinais, afinal são diversas causas que podem levar alguém a desenvolver uma doença.
Atenção aos sintomas
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são nódulo (caroço) fixo e, geralmente, indolor; mudança na posição ou formato do mamilo; vermelhidão, retração ou aparência de casca de laranja na pele do seio; saída espontânea de líquido pelo mamilo e caroços no pescoço ou axilas.
Entre as medidas que contribuem para prevenir o câncer de mama estão a adoção de comportamentos protetores, como seguir uma alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, evitar bebidas alcoólicas e manter o peso adequado. Essas ações são capazes de evitar 28% de todos os casos da doença.
Como prevenir?
Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Praticar atividade física;
- Alimentar-se de forma saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- Amamentar
- Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Campanha no Convento
O Convento da Penha também aderiu a campanha de conscientização por meio da iluminação do monumento na cor rosa. Todos os dias, a cada hora (18h, 19h, 20h, 21h, 22h, 23h) as paredes laterais do Convento recebem, durante 5 minutos, a iluminação cênica rosa. O objetivo é alertar e chamar atenção do público, especialmente as mulheres, para a importância do diagnóstico precoce e um tratamento adequado.
Por que a Afecc?
É por meio de doações que a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) consegue desenvolver e manter os programas e projetos sociais voltados, exclusivamente, para os pacientes do SUS em tratamento de câncer no Hospital Santa Rita de Cássia.
Para manter esses programas e projetos sociais e, principalmente, para levá-los a mais pacientes, a Afecc precisa da sua ajuda.