Paz e Bem!
No próximo domingo, dia 17 de novembro, a Igreja celebra o III Dia Mundial dos Pobres, uma data instituída pelo Papa Francisco em 2016, com a Carta Apostólica “Misericordia et misera”, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O Santo Padre Francisco conclama os fiéis a darem continuidade aos frutos do Ano Santo da Misericórdia, sobretudo através da prática das obras de misericórdia corporais e espirituais. Na carta, Francisco torna permanente a possibilidade de todos os sacerdotes darem a absolvição ao pecado do aborto, por exemplo, e institui ainda o Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no 33º Domingo do Tempo Comum de cada ano.
Na Arquidiocese de Vitória, celebração do Dia dos Pobres será realizada com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Dario Campos, às 8h, na Catedral de Vitória. Na ocasião também acontece o lançamento da Campanha “Natal Para Todos”.
A Campanha Arquidiocesana é um modo concreto de prolongar até o Natal, o apelo do Papa pelo Dia do Mundial dos Pobres que este ano tem como tema “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Salmos 9, 19). O objetivo é promover ações de olhar para o mais pobre, cuidado com o mais frágil, ajuda ao necessitado… Alimentar o faminto. Promover a esperança, sobretudo aos que estão desanimados. Encorajar os enfraquecidos. Agir em prol do sem teto, do desempregado, da viúva, do órfão, dos excluídos…
Em sua mensagem pelo III Dia Mundial dos Pobres, o Papa lembra que “antes de tudo, os pobres precisam de Deus, do seu amor tornado visível por pessoas santas que vivem ao lado deles e que, na simplicidade da sua vida, exprimem e fazem emergir a força do amor cristão. Deus serve-se de tantos caminhos e de infinitos instrumentos para alcançar o coração das pessoas. É certo que os pobres também se aproximam de nós porque estamos a distribuir-lhes o alimento, mas aquilo de que verdadeiramente precisam ultrapassa a sopa quente ou a sanduíche que oferecemos. Os pobres precisam das nossas mãos para se reerguer, dos nossos corações para sentir de novo o calor do afeto, da nossa presença para superar a solidão. Precisam simplesmente de amor…”
A esperança dos pobres jamais se frustrará» (Sal 9, 19). Estas palavras são de incrível atualidade. Expressam uma verdade profunda, que a fé consegue gravar sobretudo no coração dos mais pobres: a esperança perdida devido às injustiças, aos sofrimentos e à precariedade da vida será restabelecida.
III DIA MUNDIAL DOS POBRES
Data: 17 de novembro 2019 (domingo)
Local: Catedral Metropolitana de Vitória
8h – Missa presidida pelo Arcebispo Dom Frei Dario Campos.
9h – Lançamento da Campanha “Natal Para Todos” na Praça da Catedral.