Paz e Bem!
A Santa Missa das 9 horas deste 7º Domingo Tempo Comum foi presidida por Frei Robson no campinho do Convento da Penha.
Em sua homilia, o frade disse que para ele as leituras deste domingo são extremamente especiais e até mesmo comoventes. “Como pode alguém ter inveja do próximo a ponto de querer matá-lo, como retrata a primeira leitura deste dia?”. A inveja é desejar algo que o outro não tem e olhar isso com cobiça, mas isto é uma grande mentira porque Deus concedeu ao outro graças, bençãos e virtudes mas também concedeu a mim. Para retirar isso do nosso coração é necessário agradecer a Ele pelo talento e os dons dos outros e me alegrar com isto. A vingança corrói o nosso espírito e a nossa alma. Isso não faz parte de Deus, não está em seu coração. Quando alguém nos persegue, devemos colocar todas as coisas nas mãos misericordiosas de Deus, pedir que Ele faça justiça no tempo certo e Ele haverá de nos atender.
A segunda leitura fala da humanidade com todas as suas dificuldades, nos mostra o nosso lado humano de Adão, de desobediência, de pensarmos que somos únicos, uma ideia do homem humano terrestre. Mas Deus nos enviou seu Filho humano celeste para nos tornarmos pessoas melhores, nos tornarmos o céu, a casa da Trindade Santa. Nós precisamos mostrar ao mundo essa divindade.
Para concluir, com o Evangelho, aprendemos que devemos ter maturidade para viver aquilo que Deus pregou. Ou ficamos com o que o mundo nos ensina, ou com o que Deus nos ensinou; pois ambos ensinam totalmente o contrário. Devemos amar ao próximo, não julgar (temos uma grande tendência a este comportamento, em especial com aqueles que não conhecemos) e não condenar.
Ao final da celebração, frei Robson junto dos fiéis rezaram uma Ave-Maria e fizeram um instante de silêncio pedindo a sua benção e intercessão. Em seguida, deu-se a benção sobre todos os presentes e os que acompanhavam de suas casas.