Formação Notícias

MÊS DE MARIA: A devoção à Nossa Senhora do Leite

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Durante todo o mês de maio, voltamos nosso olhar e nossa prece pelas mães. Maio, além de ser o “mês das noivas” é também o “Mês de Maria”. Diversas atividades são realizadas nas paróquias e comunidades eclesiais de base. As homenagens vão desde coroações, consagrações à Missas, romarias e celebrações devocionais.

O Convento da Penha, em tempos sem pandemia, recebe milhares de mulheres, mães… Entre elas, muitas noivas e casais recém-casados. Com diversas intenções ou agradecimentos, elas apresentam, sob o olhar terno de Nossa Senhora da Penha, mãe e exemplo de mulher, todas as expressões de carinho e devoção.

São incontáveis as mulheres que visitam o Santuário da Mãe das Alegrias, para pedir intercessão pela graça da maternidade. Consideradas pelos médicos como “estéreis”, elas não se deixam levar pelo desânimo e pela falta de esperança. Rezam com fé, pedem como mãe para a Mãe. No coração, as que não podem ter filhos, na ótica da medicina dos homens, confiam na materna e piedosa intercessão de Maria.

Resultado de imagem para imagem de nossa senhora do leite
Imagem: Art/C do Museu de Carolina do Norte – Internet

Ao longo da história do Convento e também da Festa da Penha, muitos testemunhos foram contados, a partir das experiências de fé das mulheres. No entanto, uma devoção que está crescendo muito no mundo inteiro, é de Nossa Senhora pelo título de Bom Parto e Nossa Senhora do Leite. Essa devoção de muitos séculos, teve início na “Gruta do Leite”, em Belém, onde Jesus nasceu, conforme a tradição cristã.

Segunda a história, Maria e José estavam fugindo com Jesus, da perseguição de Herodes (pois ele havia determinado o extermínio de todas as crianças que tinham menos de dois anos em Belém e nas redondezas), e se abrigaram nesta gruta. Neste mesmo local, de acordo com outra tradição, Maria amamentou o Menino Jesus, mas como foi às pressas, algumas gotas de seu leite caíram sobre as pedras, transformando a cor marrom do calcário macio em branco cremoso. Muitos estudiosos afirmam que mulheres e casais com problemas de fertilidade ao visitarem a Gruta, rezam pedindo intercessão de Nossa Senhora na esperança de que a sua intercessão os ajude a ganhar um bebê. Tempos depois, voltam afirmando terem recebido a graça da gestação.

Ao visitar a Gruta, muitas mulheres retiram uma pequena porção do “pó” das pedras, diluem na água e tomam com fé. Tão logo, recebem a feliz graça da gravidez.

A “Gruta Franciscana” é guardada por frades menores, que cuidam e recebem os visitantes diariamente. Os franciscanos também são responsáveis por acolher os testemunhos, sejam eles entregues em cartas, fotografias ou contados pelos fiéis, que em sua grande maioria são católicos e muçulmanos. Há também relatos de famílias inteiras visitando o local, pedindo não só pela maternidade, mas pelo exemplo da Sagrada Família de Nazaré.

No Convento da Penha, as mulheres também rezam e pedem intercessão à Nossa Senhora. Na Sala dos Milagres, diante da Virgem Mãe das Alegrias, elas entregam o sonho da maternidade sob o olhar terno de Maria.


ORAÇÃO À NOSSA SENHORA DO LEITE PARA ENGRAVIDAR

Senhora do Leite e Bom Parto,
Mãe amorosa do Menino Jesus e minha Mãe,
escutai a minha humilde oração.Sei que vosso coração de Mãe
conhece todos os meus desejos,
todas as minhas necessidades.

Só vós, Virgem Imaculada,
e vosso Divino Filho
são capazes de entender
os sentimentos que enchem a minha alma.

Vós que tivestes o sagrado privilégio
de ser a Mãe do Salvador,
intercedei junto d’Ele agora,
minha querida Mãe, para que,
segundo a sua vontade,
eu possa ser uma mãe,
ou mãe de outros filhos
enviados por Nosso Senhor.

Isso eu peço a vós,
Senhora do Leite,
em nome de vosso Divino Filho,
meu Senhor e Redentor.
Amém.

Eventos

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2020› » 

Saiba mais

Facebook

No upcoming event