Mensagem do Ministro Provincial por ocasião do Natal

Compartilhe:

Caros confrades de todas as Fraternidades da Província da Imaculada Conceição, confrades das outras entidades da nossa Conferência dos Ministros Provinciais do Brasil e do Cone Sul, das demais obediências franciscanas, queridas Irmãs Clarissas e Concepcionistas, religiosas e religiosos franciscanos, irmãs e irmãos da Ordem Franciscana Secular, juventude franciscana, nossos queridos benfeitores e os tantos irmãos e irmãs que participam de nossa vida e de nossa missão nas cinco Frentes de Evangelização da Província, na proximidade com o carisma franciscano ou com nossas fraternidades,

a todos vocês,

Paz e Bem!

Mais um Natal se aproxima. Certamente, bastante diferente de outros que vivemos até aqui. Afinal, seguimos preocupados e inseguros por conta do longo tempo de pandemia que estamos atravessando. A situação permanece preocupante e grave, e por isso devemos seguir tomando todos os cuidados necessários.

Se o vírus nos assusta, por outro lado ele pode também nos tornar mais sensíveis e humildes, capazes de compreender melhor a proposta do Natal. Afinal, o Menino envolto em panos e depositado sobre as palhas é presença de Deus “todo poderoso” que decidiu se fazer “todo fragilidade” entre nós.

A cena do presépio, que a todos nós encanta e emociona, deve também despertar em nosso coração o sentido de cuidado mútuo e atenção recíproca. Mais do que em ocasiões de normalidade, torna-se maior o compromisso de estarmos atentos às necessidades uns dos outros, socorrendo e amparando nossos irmãos e irmãs que têm vivido duras experiências de perda e de dor.

Na dureza da pandemia, fazer brilhar a esperança do Natal é tarefa de todos nós. No Natal de 2020, Jesus pode nascer em cada telefonema ou mensagem de consolo a quem perdeu um ente querido próximo. O Menino de Belém também se faz presença na partilha dos dons e alimentos com aqueles que estão em dificuldade de atender às próprias necessidades mais fundamentais. O cuidado atento e amoroso de Maria e José se atualizam na postura ética, solidária e responsável de mantermos o respeito às normas do distanciamento social.

Olhando para o ano que passou e iluminados pelo sentido do Natal do Senhor que está bem perto, rendamos graças a Deus por caminhar ao nosso lado nas duras experiências que vivemos em 2020. Desejamos também lançar nosso olhar de esperança para o ano de 2021. O momento ainda é de grande cuidado e atenção pela vida. Queremos nos manter cuidadosos, mas firmes e esperançosos.

Como mensagem de alento e esperança, partilho um belo pensamento do Papa Francisco sobre o mistério do Natal:

“Nesta noite, do ventre da mãe Igreja, nasceu de novo o Filho de Deus feito homem. O seu nome é Jesus, que significa Deus salva. O Pai, Amor eterno e infinito, enviou-O ao mundo, não para condenar o mundo, mas para o salvar (cf. Jo 3, 17). O Pai no-Lo deu, com imensa misericórdia; deu-O para todos; deu-O para sempre. E Ele nasceu como uma chamazinha acesa na escuridão e no frio da noite”.

Desejo, de todo coração, a você e à sua família, fraternidade e comunidade, um Santo Natal e um ano novo repleto das mais generosas bênçãos de Deus.

Feliz Natal! Abençoado 2021! Paz e Bem!

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X