Mensagem do Guardião do Convento para o Ano Novo 2023

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck, tem uma Mensagem de Ano Novo, onde ele lembra que Ano Novo é vida nova. “Nós também somos responsáveis por nosso ano. Recomeçar, rever metas, planos, posturas… Agora é enfrentar as dificuldades e rotinas do dia a dia. É iniciar realmente o ano. É colocar em prática todas as propostas de mudanças que prometemos no início do ano”. Confira a mensagem na íntegra.

Caros devotos e devotas de Nossa Senhora da Penha! Estamos cruzando juntos a fita simbólica de um novo ano. Comemorar com familiares, reunir amigos para festejar ou brindar a passagem do ano novo é, sem dúvida, um momento especial. O interessante é que, além da festa, há também muitas promessas, que normalmente não passam de juramentos soltos e jogados ao vento. Começar um novo ano exige planejamento, sem abandonar as marcas das experiências passadas.

Participando da virada de ano, é possível fazer acontecer também em nós uma virada. Novas agendas, novos calendários e planejamentos podem provocar em nós um dinamismo de mudança, um impulso de esperança, novas decisões, novos rumos e novos horizontes e sobretudo nos ocupar com o que é realmente essencial. Quantas vezes perdemos tempo com coisas fúteis ou deixamos para depois aquilo que realmente importa.

Daqui a pouco vamos desejar Feliz Ano-Novo a muitas pessoas. Maridos vão desejar Feliz Ano-Novo às esposas. As esposas aos seus maridos. E os filhos aos pais. Se pensarmos um pouco, veremos que muito desse Feliz Ano-Novo que desejamos aos outros depende de nós. É só pensar. Como é que a mulher pode ser feliz se o marido não lhe é um bom companheiro? Como é que o marido poderá ter um bom ano se a mulher não lhe for compreensiva e amiga? E assim os filhos.

Nada se concretiza quando ficamos só no pensamento, nas ideias, nos desejos. É preciso ir além: ter iniciativa, atitude, confiança, empenho – sem jamais desrespeitar valores éticos e morais. E por sermos eternos sonhadores: apostamos no Novo Ano, nos novos governantes, na força dos meios de comunicação e na mobilização do povo. É por isso – e apesar de tudo – dizemos Feliz Ano Novo. Um ano novo, nós não o ganhamos, precisamos merecê-lo!

Ano novo, vida nova. Nós também somos responsáveis por nosso ano. Recomeçar, rever metas, planos, posturas… Agora é enfrentar as dificuldades e rotinas do dia a dia. É iniciar realmente o ano. É colocar em prática todas as propostas de mudanças que prometemos no início do ano. Não sabemos o que nos espera, nem se vamos conclui-la, mas uma coisa é certa: em qualquer dia do ano, em qualquer circunstância, não estaremos sós – Deus estará conosco, apesar do nosso modo imperfeito de ser. Deus não está contra nós. Deus está a nosso favor.

Deus tem misericórdias infinitas. Ele promete e oferece sempre e para todos o perdão e a possibilidade de recomeçar. O tempo de Deus, o tempo da graça, o tempo de recomeçar é hoje. O importante é viver com intensidade nosso tempo. Realize seus sonhos, ame eternamente. Se uma coisa vale a pena, não deixe para mais tarde. Comece hoje. Não deixe para depois, nem se ocupe com o que não vale a pena perder tempo.

Em nome dos freis do Convento da Penha, feliz 2023!


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X