Mensagem da fraternidade do Convento na Festa de São Francisco de Assis

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Guardião e Reitor do Convento da Penha, preparou uma mensagem aos devotos e fiéis, por ocasião da Solenidade de São Francisco de Assis, o Seráfico Pai fundador das três Ordens Franciscanas; Patrono da Ecologia; amante da natureza e amigo dos pobres.


Queridos irmãos e irmãs,
Feliz Festa de São Francisco de Assis!

Nós franciscanos, abraçados pela bela mata que circunda o Convento e os animais que nela vivem, aprendemos que São Francisco de Assis respeitava todas as criaturas, como nos mostra o belíssimo Cântico do Irmão Sol, onde o pobre de Assis chamava a todas as criaturas de irmãs. São João Paulo II o declarou Padroeiro da Ecologia em 29 de novembro de 1979.

São Francisco de Assis nos ensina o grande dom da fraternidade universal. Todos somos irmãos e irmãs uns dos outros nesta terra. As criaturas, as plantas, os animais que convivem conosco debaixo do mesmo céu. Portanto, Francisco de Assis nos ensina a cuidar, a respeitar, todos os seres. Nós não estamos acima das criaturas, nem podemos dominá-las ou explorá-las. Neste mundo, somos todos criaturas: filhos e irmãos do único e mesmo Criador. Portanto, o convite que nós, franciscanos aqui do Convento da Penha, fazemos a vocês neste dia é o convite do respeito, da solidariedade, da bênção, da admiração, da festa, da irmandade universal.

Se cuidamos dos animais e das plantas, também devemos aprender a cuidar do nosso irmão, da nossa irmã, especialmente daqueles que sofrem, que padecem, que precisam da nossa atenção e da nossa solidariedade. Sarar as feridas, curar as dores, proteger os que sofrem, eis a missão de todo fiel devoto de São Francisco de Assis. Pois foi cuidando e lavando as feridas do leproso que Francisco de Assis entendeu o verdadeiro significado de sua vocação e missão.

Francisco, lá na igrejinha de São Damião, rezava, pedindo ao Senhor que revelasse o que Senhor queria dele: ‘Que queres que eu faça?’. Francisco ouve do Crucificado de São Damião esta voz: ‘Vai e restaura a minha a igreja’. Hoje, também, diante de Jesus, devemos nos perguntar: ‘Senhor, que queres que eu faça?’. Como outros ‘Franciscos de Assis’, Jesus diz a cada um de nós: ‘vai e restaura a minha igreja, vai e restaura o mundo’.

Portanto, nós queremos convidá-los a levar esta mensagem de restauração, esta mensagem de paz e de bem pelo mundo. Que vocês, amigos dos freis e do Convento, sejam homens e mulheres de reconciliação, de restauração, de paz, de bem; que a gente possa promover a harmonia do mundo, com menos guerra, menos competição, menos exclusão e mais amor, mais fraternidade, mais acolhida, mais abraço e mais cuidado.

Viva São Francisco de Assis!

Posts Relacionados

X