Paz e Bem!
O Convento de Nossa Senhora da Penha é a “Casa do Santo Terço”! Já é um costume acolher tantos devotos, romeiros, filhos amados de Maria Santíssima, pessoas que encontram na meditação dos mistérios da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus, as retratações mais sinceras da devoção mariana. É na companhia do Rosário que incontáveis – aos milhares – sobem à Penha para o louvor à Senhora tão Santa.
Neste tempo de pandemia, período de reclusão e de isolamento social em solidariedade ao próximo, temos encontrado nas ferramentas digitais, mecanismos de continuar a evangelizar por meio da oração insistente e repetida das Ave Marias. Nas súplicas, os tercistas encontram alento e fortaleza. É um bálsamo para a tristeza que outrora insiste em atormentar. Nessas ocasiões, aprendemos que quanto mais insistente for a dor, mais persistente deverá ser a oração. Quanto mais difícil for permanecer firmes, mais firmeza deverá ter nossos passos.
Embora a doença tenha trazido muita angústia, foi preciso reinventar novas formas de comunicar. A Festa da Penha 2020 foi um exemplo desse “novo tempo”. Marcante pela longevidade – 450 anos de história – e, principalmente, por ter ocorrido de uma maneira totalmente inovadora, virtual e interativa. Depois da festividade online da Padroeira do Espírito Santo, o Convento da Penha realizou o VII Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES, onde os tercistas rezaram em casa (pela TV Educativa, Rádios América 91,1 FM, Espírito Santo 1160 AM e Diocesana de Cachoeiro de Itapemirim 95,7 FM) e um grupo limitado de tercistas participou presencialmente, claro adotando todos os protocolos de saúde exigidos pelas autoridades sanitárias sérias.
No Campinho do Convento a festa foi bonita e emocionante, isso porque a coordenação estadual do Terço dos Homens organizou a participação de coordenadores locais, municipais, paroquiais e de grupos de terço de todo o Estado, para que eles pudessem participar aos pés do Convento porém dentro dos veículos evitando assim o contato e a aglomeração. Em vários momentos eles homenagearam a Virgem das Alegrias buzinando. Além disso, dentro dos carros eles participaram da Comunhão, do Ofertório e da reza do Terço.
Na cronologia dos acontecimentos, em preparação e agradecimentos pelo Encontro Estadual, os homens do terço de paróquias e grupos da Arquidiocese de Vitória se reuniam semanalmente às terças-feiras na Capela do Convento. Pelas redes sociais, “Toda Terça Tem Terço” virou o bordão famoso. Todas as semanas um grupo diferente subia à Penha para os louvores à Mãe da Penha. Porém, uma vez que as novas medidas de restrição possibilitaram a reunião (ainda que limitada) de pessoas, o encontro do Terço dos Homens no Convento passou a ser mensal.
Agora, num outro formato de encontro, a Coordenação Estadual do Terço dos Homens vai realizar mensalmente o Encontro do Terço dos Homens no Convento, a recitação dos mistérios do terço ao vivo, pelas redes sociais do Convento, todos os meses. Neste mês de novembro, a reza do Terço vai acontecer no próximo sábado (28/11), a partir das 16h30, direto do Convento.
Esta edição da oração do Terço ocorre na Festa de Nossa Senhora das Graças (dia 27, quando Nossa Senhora apareceu por três vezes a Santa Catarina Labouré) e por isso terá presença de devotos das Paróquias Nossa Senhora das Graças de Itaparica (Vila Velha) e Jucutuquara (Vitória).
SERVIÇO
EVENTO: Terço dos Homens no Convento
QUANDO: Dia 28 de novembro (sábado)
HORÁRIO: 16h30
COMO ACOMPANHAR: Pelas redes sociais oficiais do Convento: Facebook (clique aqui), YouTube (clique aqui), Instagram (clique aqui)