Paz e Bem.
O mês de maio reserva muitas surpresas e homenagens à Nossa Senhora da Penha, isto porque, o mês das noivas e das mães é também tempo de voltar o olhar e o coração para o exemplo da Mãe de Jesus Cristo. Maio é de Maria. Maio é para Maria. Durante todo o mês, os cristãos, especialmente os devotos da Santíssima Virgem, são convidados a olhar com maior devoção para a figura da mulher humilde e escolhida por Deus, a “Maria de Nazaré” que continua a cativar tantas pessoas.
Celebrando as alegrias que encheram o coração de Nossa Senhora do mais profundo amor, os freis do Convento, semanalmente, oferecem rosas à Mãe da Penha através da meditação da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Maria. Trata-se de uma devoção franciscana iniciada em 1442, no tempo de São Bernardino de Sena, quando se difundiu a notícia de uma aparição de Maria a um noviço franciscano. Sugeriu-lhe recitar a cada dia sete dezenas de Ave Marias intercaladas com a meditação de sete mistérios gozosos que ela viveu em sua existência.
Na noite da última terça-feira, como de costume, Frei Paulo César Ferreira apresentou o encontro do Terço ao vivo, afinal “Toda Terça Tem Terço em Família”. Além do frade, o voluntário Jaime Soares e os homens do terço da Paróquia do Rosário de Vila Velha e alguns membros da Coordenação Estadual do TH-ES, refletiram as alegrias de Nossa Senhora. Ao longo das próximas terças-feiras de maio, o Convento vai acolher os homens do terço de paróquias do Estado, que juntos rezarão pelo êxito do 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens que será realizado em 27 de maio de 2023.
Após o canto de abertura, que inaugurou o encontro semanal (Ao subir a montanha de pedra, que a Senhora escolheu por morada, vem teu povo, romeiros, devotos. Te louvar, Mãe de Deus tão amada), os fiéis meditaram as alegrias: primeira, “A Anunciação do Anjo”, depois “A Visita de Maria a sua prima Isabel”, a terceira alegria é o Natal, ou seja, “O Nascimento de Jesus”. A quarta alegria tem relação com o nascimento do Senhor, é “A Adoração dos Reis Magos”. A quinta aleria medita “O Encontro do Menino Jesus no Templo”, na sequência, “Maria vê a Jesus Ressuscitado” e por fim, a sétima alegria, “A Assunção de Maria e sua Coroação no Céu”.
Ao final da oração, Frei Paulo César pediu que o Antônio César, um dos coordenadores do TH-ES, se apresentasse e falasse um pouco sobre a expectativa para o 10º Encontro Estadual. Além disso, o tercista também fez um convite para a terceira edição do “Rosário Mundial de Homens”, uma iniciativa que já conta com pelo menos 40 países confirmados, dentre os quais o Brasil. Será no próximo sábado, dia 6 de maio, a partir das 10h, na Igreja do Rosário, na Prainha em Vila Velha.