Grande expectativa: Homens do terço se preparam para 10º Encontro Estadual

Compartilhe:

Foto: Marcos Antoniazi

Paz e Bem!

Faltando pouco mais de um mês para o 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens, os devotos de Nossa Senhora da Penha espalhados pelos 78 municípios do Espírito Santo, estão vivendo uma grande expectativa para o evento que será realizado no Convento da Penha. Ansiedade essa que nem cabe no peito, por isso expressam nas vozes fortes entoadas nas contas do Rosário.

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente e é também o que mais cresce na Igreja Católica. Está presente em várias paróquias e comunidades, reunindo milhares de homens que rezam pedindo a intercessão de Nossa Senhora. O Terço é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de conduzir os fiéis para a oração, os leva a meditar sobre os principais mistérios da redenção dada por Jesus Cristo.

Diante dessa expectativa, há uma preocupação por parte da coordenação estadual, em relação à participação dos homens, é que muitos tercistas ficaram um pouco acomodados na pandemia e andam desanimados, desmotivados e se afastaram dos grupos.

Os coordenadores estaduais do Terço dos Homens do Espírito Santo têm dialogado e se reunido constantemente. A coordenação trabalha para encontrar uma maneira mais eficaz de impedir a evasão ou diminuição na participação dos fiéis.

O Convento promove, desde o início da pandemia, a reza da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, os encontros acontecem toda terça-feira, às 19h, na Capela do Convento e ao longo do mês de maio, devem acontecer com a participação dos homens do terço de várias paróquias do Estado.

Este ano o Encontro Estadual do Terço acontece no dia 27 de maio e traz como tema: “Vocações para a Igreja” e lema: “Vocação acertada, vida feliz”, uma alusão ao 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil e também em consonância com a Festa da Penha 2023, que trouxe como tema “Com Maria, chamados a servir”. O Encontro do Espírito Santo, terá ampla cobertura de veículos nacionais de comunicação como a TV Aparecida, Rede Vida e TV Pai Eterno; já a Rede Sim de Televisão vai transmitir o evento para todo o Estado pelo canal 16.1.

Algumas novidades também prometem aumentar a participação dos homens. No sábado pela manhã, o encontro começa às 8h30 com a saída da Imagem do portão do Convento até a Igreja do Rosário, onde será realizada uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com presença do Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Diocese de Colatina, Padre Maurício Fornaciari. A procissão de subida com a Imagem, como de costume, será conduzida pelo Padre Adenilson Schimidt, Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória.

A programação principal acontece a tarde, a partir das 14h, com a Reza do Terço Solene, conduzida pelo Padre Renato Criste, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória e Catedral de Vitória; Consagração à Nossa Senhora, e a Santa Missa às 15h, presidida pelo bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim-ES, Dom Luiz Fernando Lisboa.


Programação do 10º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES

28 de maio de 2022 (sábado)

Parque da Prainha
08h30 | Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Penha, saindo do portão do Convento até a Igreja do Rosário
09h00 | Adoração ao Santíssimo Sacramento, com o Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Diocese de Colatina, Pe. Maurício Fornaciari, na Igreja do Rosário
10h00 | Acolhida e cadastramento dos grupos e caravanas
12h00 | Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha ao parque da Prainha
12h30 | Sorteio da Imagem Peregrina
12h50 | Procissão de subida ao Convento, conduzida pelo Diretor Espiritual do Terço dos Homens da Arquidiocese de Vitória, Pe. Adenilson Schmidt

Campinho do Convento
14h00 | Santo Terço solene – conduzido pelo Pe. Renato Criste
14h50 | Consagração à Nossa Senhora da Penha
15h00 | Santa Missa (Solenidade de Pentecostes) – celebrada por Dom Luiz Fernando Lisboa
16h00 | Agradecimentos e encerramento

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X