HISTÓRIA: Tombamento do Convento pelo IPHAN, em 1943

Compartilhe:

Foto: História Capixaba - Instagram

Paz e Bem!

Na nossa série especial sobre a “História do Convento” vamos conhecer um pouco sobre o Tombamento do Convento que ocorreu em 1943.

O Outeiro e Convento de Nossa Senhora da Penha é um conjunto arquitetônico e paisagístico formado pela Igreja (Capela principal) e Convento sobre o penhasco em cima do outeiro, junto à Baía de Vitória. Tombado pelo IPHAN em 1943, é uma das principais referenciais visuais dos capixabas. A Festa de Nossa Senhora da Penha, Padroeira do Espírito Santo, é a maior festa religiosa do Estado e a terceira maior do Brasil.

A história do Outeiro, Convento e Igreja de Nossa Senhora da Penha começa com a chegada do Frei Pedro Palácios à Capitania do Espírito Santo, em 1558, quando trouxe um painel de Nossa Senhora das Alegrias. Em 1562, ele construiu a Capela de São Francisco, no Campinho. De 1566 a 1570, Frei Pedro edificou a Ermida das Palmeiras no cume da Montanha Sagrada, tendo sido dedicada a Nossa Senhora da Penha (Penhasco, montanha) e onde ficou abrigado o quadro. Em 1570, o Frade Espanhol recebeu a imagem de Nossa Senhora que encomendada de Portugal e foi celebrada pela primeira vez a Festa de Nossa Senhora da Penha, posteriormente celebrada anualmente de maneira ininterrupta.

Em 1650, foi aprovada a fundação do Convento da Penha, a partir de projeto do Frei Sebastião do Espírito Santo. De 1652 data a construção da Casa dos Romeiros, edifício localizado em nível abaixo do templo e onde hoje se encontra a Sala dos Milagres e o Museu do Convento.

Tombamento: Livro das Belas Artes e Livro Histórico, em 21/09/1943

Confira no link abaixo o registro de Tombamento do Convento da Penha

Tombamento do Convento

ES_Vila_Velha
Foto: IPHAN

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X