HISTÓRIA DO CONVENTO: Relógio-Armário de 1896

Compartilhe:

Paz e Bem!

Na nossa série especial sobre a “História do Convento”, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre o Relógio-Armário que fica no corredor lateral interno da Capela. Trata-se de um relógio móvel de madeira escura, recortada e envernizada. Apresenta mostrador de vidro com forma arredondada e números arábicos. Porta frontal em painel envidraçado com moldura abaulada. O pêndulo central que marca a hora possui três pesos. O relógio é dimensionado com as seguintes especificações: 1,93m de altura, 0,64m e profundidade de 0,25m.

De acordo com a história, o relógio foi trazido da Alemanhã por volta do ano de 1800, no entanto só em 1896 foi colocado no local onde está atualmente. De difícil manejo, ficou por muitos anos sem uso, pois não havia relojoeiro que conseguisse fazê-lo funcionar. Um profissional, chamado João Ricardo, em 1943, tomou conhecimento do fato, vindo então a Vitória com o propósito de examinar e consertar tal peça, conseguiu colocar o relógio para o pleno funcionamento. Anos mais tarde, quando novamente ficou sem funcionar, o relojoeiro Oswaldo Moscon também realizou uma manutenção para fazer o relógio do Convento voltar ao funcionamento.

Quem participa das Missas na Capela do Convento, certamente já percebeu os sons emitidos pelo relógio a cada hora. Durante muitos anos, com o funcionamento do sino muitas pessoas diziam que para os que estavam dentro da Capela, o Relógio-Armário indicava que a Missa iria começar, para os que estavam fora ou no Campinho (e pela subida) conseguiam se orientar se a Missa estava começando, através do sino. Atualmente, o relógio pode ser observado por todos visitantes que sobem até o interior da Capela.

CURIOSIDADE
O Convento possui ainda um Relógio-Armário maior que o descrito nas informações acima. Ele foi construído no Século XVII e passou por restauração em 1947, por J. R. Scharling. Mas sobre ele, falaremos em outro capítulo da nossa série sobre a “História do Convento”

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X