HISTÓRIA DO CONVENTO: O Milagre da Seca em 1769

Compartilhe:

Quadro Milagre da Seca; Benedito Calixto

Paz e Bem!

O ano era de 1769, a então Capitania do Espírito Santo passava por uma grande seca que já durava bastante tempo. Montanhas e pastos secos, rios com fluídos bem rasos, plantações com pouca colheita, escassez de água em todos os lugares. Vivíamos uma das maiores secas da história das terras capixabas. No entanto, em meio a tanta seca, algo chamava atenção. A mata do Convento permanecia intacta, viçosa, verde, consistente.

Os Frades responsáveis pelo Convento autorizaram que a Imagem original de Nossa Senhora da Penha fosse levada até a Ilha de Vitória. Durante a procissão marítima era possível ver nuvens de chuva se aproximando e encobrindo toda a região. De acordo com a história, logo após a procissão, choveu abundantemente em todo o estado.

Essa história está retratada na tela “O Milagre da Seca em 1769”, de Benedicto Calixto em 1927. A obra está exposta na Capela do Convento.

Outra história fala de uma fonte de Nossa Senhora que brotou no alto do penhasco, logo que a construção do Convento teve início, possibilitando a realização das obras. A fonte estancou depois que as obras terminaram.

 

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X