Paz e Bem!
A Capelinha de São Francisco de Assis, localizada no Campinho do Convento da Penha, teve sua construção iniciada no ano de 1558 e finalizada em 1562. Fundada por Frei Pedro Palácios, a construção possui extensão aproximada de 20m², com telhado estilo colonial e pintura de cal. No interior, um pequeno Altar dedicado a Francisco de Assis. Conta-se a história que Frei Pedro Palácios faleceu na Capelinha, no dia seguinte aos festejos da Penha do ano de 1570. Seu corpo foi sepultado na ermida de Nossa Senhora da Penha, posteriormente levado para o Convento de São Francisco, Cidade Alta, Vitória.
Primeira construção do Convento, feito com óleo de baleia, conchas trituradas, areia e barro, o pequeno altar, dedicado ao fundador da Ordem dos Frades Menores, também serviu de morada para Frei Pedro, que de lá descia para propagar o Evangelho aos poucos moradores da então Vila Velha do Espírito Santo.
Frei Pedro expunha o quadro de Nossa Senhora das Alegrias, trazido por ele de Portugal e, segundo a história, o Quadro desaparecia do pequeno altar e ia reaparecer (por três vezes seguidas) no alto da pedra, entre duas palmeiras. Esse lugar foi então escolhido para a construção do Santuário da Virgem da Penha. “Quis Deus que fosse construído no Alto do Penhasco uma Capela em honra à Senhora das Alegrias”.
Atualmente, a Capelinha mostra-se imponente e encantadora, compondo o cenário dos mirantes, das árvores e do Recanto de São Francisco. O local é de fácil acesso e atrai centenas de visitantes. Muitos, impossibilitados fisicamente de subir até o alto onde está a Capela, fazem suas orações e súplicas dali mesmo. No interior, há uma Imagem de São Francisco de Assis em madeira, um crucifixo de metal e dois genuflexórios, ajudam a compor o clima orante, além do paz da natureza.
No entorno da Capelinha, há um cemitério onde foram sepultados alguns Frades, como o Frei Gilberto Hillebrand, Frei Aurélio Stulzer, Frei Vunibaldo Vogel.
A Capelinha maravilhosa que pode ser visitada, ainda hoje, no Campinho do Convento.