Guardião do Convento da Penha vai participar de Encontro Nacional de Santuários

Compartilhe:

Paz e Bem.

De 16 a 20 de maio acontece o XXIV Encontro Nacional dos Santuários, em Florianópolis-SC, onde estarão reunidos os reitores dos principais e mais importantes Santuários do Brasil. Os participantes vão refletir o tema: “A Epifania do Sagrado nos Santuários”; já o lema bíblico destaca a presença santificadora de Deus na história humana: “Eles me farão um santuário, e eu habitarei no meio do meu povo” (Ex 25,8).

O Santuário de Nossa Senhora da Penha estará representado pelo Guardião e Reitor, Frei Djalmo Fuck. Na ocasião, além de expressar a importante presença franciscana entre os Santuários do país, o frade também vai apresentar um panorama da Festa da Penha, a terceira maior manifestação mariana do Brasil.

No encontro, também serão abordados temas comuns que os santuários enfrentam diante dos desafios, sobretudo nos últimos meses, por conta da pandemia e do consequente isolamento social. Os reitores também vão discutir sobre gestão de recursos financeiros, tão importantes para manter a obra evangelizadora e que diminuíram ou simplesmente deixaram de chegar até os santuários. Por isso haverá também um tema complementar: “Administração de santuários e captação de recursos”.

“Acolher, evangelizar, anunciar a Palavra de Deus e celebrar os sacramentos são, entre outros, valores irrenunciáveis no projeto de ação missionária dos santuários”, é o que destaca Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, Reitor do Santuário Nacional de Aparecida e Presidente do Conselho de Reitores de Santuários do Brasil.

Para Frei Djalmo Fuck, que vai participar pela primeira vez, o encontro será ocasião oportuna para estreitar os laços dos principais santuários do país. “Tenho certeza que nossa participação neste encontro vai trazer bons frutos, assim os reitores dos principais santuários vão conhecer um pouco da realidade de cada lugar, sobretudo conhecer o jeito que a gente celebra, a história que aqui preservamos e a devoção tão grande que os capixabas têm pela Mãe Santíssima”, comentou.

O Reitor do Santuário da Penha ainda explica que um dos objetivos do evento também será o de conhecer o Santuário da Madre Paulina, em Nova Trento-SC. “Na quarta-feira faremos uma visita ao o Santuário Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, em Nova Trento, dirigido pela Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, será uma experiência muito boa e marcante, já que em 2020 elas completaram 130 anos de serviço à luz do Evangelho e do mandamento de Jesus: Ide por todo o mundo…'”, explica o frade.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X