Frei Robson: “São José assume a vocação de bom esposo, excelente pai e um grande provedor para sua família”

Compartilhe:

Paz e Bem.

Uma multidão de filhos e filhas de Nossa Senhora da Penha e de São José, subiram ao Convento da Penha ao longo de todo o feriado do Dia do Trabalhador (e do Trabalho), nesta segunda-feira. Muitos romeiros e turistas aproveitaram o fim de semana prolongado para um passeio, outros tantos aproveitaram e participaram de uma das quatro Missas celebradas neste dia primeiro.

A Missa das três da tarde foi presidida pelo Frei Robson de Castro Guimarães. “Deus, criador do universo, que estabelecestes a lei do trabalho para todos os homens, concedei-nos que, a exemplo de São José e com a sua proteção, realizemos a obra que nos mandais e recebamos o prémio que nos prometeis, por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo”, rezou o frade na Oração de Coleta.

Na homilia da Missa Solene em honra à São José Operário, Frei Robson iniciou lembrando a importância da localização do Convento e a grandeza da “obra de Deus” que quis que sua Santíssima Mãe tivesse uma casa construída no cume da Montanha Sagrada. “Eis que no meio desta tarde, Deus nos inspirou a subirmos o Alto desta Montanha Sagrada, para encontrarmo-nos, primeiramente, com Nossa Senhora. Eu gosto sempre de dizer que ela passeia por este lugar, mas o sentido da palavra passear não é no sentido moderno que é tirar férias, se isolar, não. É como os antigos compreendiam, que era deixar o trabalho do dia e antes de ir para casa, eles iam pelos lugares afora para contemplar a natureza criada por Deus e para poder encontrar-se com as pessoas, esse era o significado de passear. Nossa Senhora passeia por esse lugar, ela não está só no nicho do Altar-mor, ela está no presbitério, na nave da Igreja, no corredor, no mirante, na alameda, no próprio Campinho, ela está na estrada que dá acesso da rua até aqui em cima, e ela vai ao encontro, principalmente, daquelas pessoas que vêm motivadas para rezar, todo aquele que sobe esta montanha rezando o terço, o rosário, elevando a ela uma prece, uma oração silenciosa, ou que traz consigo uma carga pesada de conflitos e situações vividas dentro de casa, numa escolha que tem de ser feita, numa decisão que tem de ser tomada… Ela vai ao encontro neste passeio diário para com essas pessoas, podem observar. Quem sobe à esta montanha com o intuito de encontra-se com ela, ao descer, o seu semblante do seu rosto já não é mais o mesmo. Aquele rosto pesado, carrancudo, fechado, ao descerem o seu rosto já é um rosto iluminado, iluminado com este encontro de oração com a Mãe do Senhor”, na sequência, completou: “Ao chegarmos aqui em cima, contemplamos as três belezas naturais: o mar, a floresta que nos cerca e conjunto de montanhas que está ao nosso redor”, contou.

Ao falar sobre a liturgia da Solenidade, o frade explicou que o livro de Gênesis não é um manual de ciências, mas sim uma pergunta que todos nos fazemos: “de onde veio tudo isso? Quem criou tudo isso? Quem sustenta e quem mantém todas essas coisas vivendo harmoniosamente? Deus ao criar cada um de nós, como ele se inspira? Ele olha para Jesus e nos faz à sua imagem e semelhança. Jesus é fonte de inspiração e amor eterno de Deus para criar todas as coisas. Nosso princípio não é papai e mamãe, nosso princípio é a pessoa de Deus. O autor sagrado quer dizer disso, que nossa origem é a pessoa de Deus e que Ele olha para Jesus, se inspira e nos cria”, disse Frei Robson.

“A figura de Jesus e São José. Como este homem, chamado José, foi importante na vida de Nossa Senhora e de Jesus? Eu vou usar três adjetivos para ele: Pai, Esposo e Provedor! Homem íntegro, correto, justo. Bom esposo, excelente pai e um grande provedor para sua família. Provedor é aquele que se preocupa com o sustento, não só com a alimentação, mas com educação, os cuidados, o zelo para com a sua família. José assume a vocação de ser pai e ser esposo, com todas as suas forças, ele se esmera nessa vocação, nesse chamado de Deus para com ele, quanto cuidado. Como ele cuida da sua família? Sendo carpinteiro, com as suas mãos, fazendo cadeiras, mesas… E no final de sua existência terrena, depois de longos e árduos anos de trabalho, mas com alegria, ele dorme ao lado, cercado das duas pessoas mais sagradas que já colocaram os pés neste mundo: Jesus e Nossa Senhora”, enfatizou Frei Robson ao falar sobre o exemplo de São José, cuja solenidade a Igreja celebrou nesta segunda.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X