Paz e Bem!
Celebrando o Dia de Todos os Santos e Santas de Deus, que no Brasil é celebrado no domingo mais próximo ao dia 1º de novembro, centenas de pessoas participaram das Celebrações Eucarísticas ao longo de todo o domingo (03/11), no Convento da Penha. A Missa das 9h, contou com a participação de muitos fiéis, entre eles, a romaria do Terço dos Homens de Linhares-ES e foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues.
Com de costume, ao iniciar a Eucaristia, Frei Pedro pediu que todos se cumprimentassem uns aos outros, desejassem um bom dia, uma boa celebração e conduziu os momentos iniciais. Na homilia, o frade refletiu o Evangelho das Bem-Aventuranças, começou cantando o refrão: “Senhor, quem entrará no Santuário para te louvar? Quem tem as mãos limpas e o coração puro, quem não é vaidoso e sabe amar…”
Frei Pedro fez uma comparação evangélica do “perfil das redes sociais” com o “perfil que devemos ter diante de Deus. “A Palavra de Deus nos desafia! São João nos lembra que somos filhos de Deus e este é o perfil. Qual é o nosso perfil? Quando a gente fala de perfil, lembramos do nosso perfil no Facebook, no Instagram, no Twitter, no WhatsApp… Não, não, nosso perfil é o de filhos de Deus. É este perfil que Jesus fala no Evangelho das Bem-Aventuranças. Nosso perfil está contido nas Bem-Aventuranças, perfil de filhos de Deus, de alguém que busca a santidade. Este é o grande desafio! Jesus nos mostra qual deve ser e como deve ser o nosso perfil, um programa de vida que ali está: ‘Bem-Aventurados os pobres em espírito…’, depois fala dos aflitos… Se a dor e o sofrimento do outro não nos afligem, algo está errado…”, explicou o Frei e citou as Bem-Aventuranças, atualizando no contexto da atualidade.
No trecho em que Jesus fala no Evangelho que é preciso ter um coração manso, Frei Pedro disse: “Bem-Aventurados os puros de coração, aqueles que mantém seu coração em sintonia com o coração de Jesus, um coração solidário, fraterno, um coração manso e não um coração marcado pelo ódio, pela intolerância… Como pode alguém dizer um que tem um coração manso se no seu coração reina, impera o ódio, a indiferença?! Não pode! Bem-Aventurados os mansos que têm um coração semelhante ao de Jesus, né isso que rezamos? ‘Senhor, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso’… Bem-Aventurados os que promovem a paz! Não os violentos, não aqueles que promovem a violência e a defendem. Como pode alguém dizer que é promotor da paz se defende a morte, a violência? Este jamais poderá ser um promotor da paz, por isso que com São Francisco nós dizemos o que? ‘Senhor fazei de mim um instrumento de Vossa paz!'”, afirmou Frei Pedro.
O Frei ainda falando sobre as Bem-Aventuranças, apontou um caminho para a felicidade em Cristo. “Não é fácil seguir o programa de vida apresentado por Jesus, para sermos felizes. Uma felicidade que vai totalmente na via contrária ao o que a nossa sociedade prega… Para sermos felizes precisamos ter o perfil de filhos de Deus. Somos filhos de Deus! Como é o seu perfil? Qual é o nosso perfil?”.
Confira a reflexão completa abaixo