Paz e Bem!
A Santa Missa das 09h, deste 25º Domingo do Tempo Comum (23/09) celebrada na Capela do Convento, foi presidida pelo Frei Pedro de Oliveira Rodrigues, OFM. Apesar do calor intenso e do sol forte que atingiu todo o estado capixaba, muitas pessoas subiram à Penha para participar da Celebração da Eucaristia.
Logo no início da Missa, após saudar os fiéis participantes e seguidores das redes sociais do Convento, Frei Pedro surpreendeu a todos ao falar sobre a desapropriação e destruição de casas em terrenos de propriedade particular em Morada da Barra, Vila Velha: “Não podemos deixar de rezar pelos nossos irmãos e irmãs que nesta semana tiveram suas casas desmanchadas aqui em Vila Velha. Mais de 20 famílias, sonhos desfeitos, sonhos construídos há seis, sete anos, uma casa… E em questão de cinco minutos a retroescavadeira trouxe esse sonho abaixo. Isso nos angustia, isso nos inquieta, num Estado com déficit de 40 mil moradias. Para onde irão esses nossos irmãos e irmãs?! Será que não havia outra forma para tratar esses nossos irmãos? Mas a truculência é terrível… Por isso nós queremos rezar pelos nossos irmãos e irmãs de Morada da Barra, Vila Velha, que nesta semana perderam as suas casas, foram desalojados”, expressou o Frei com bastante indignação.
Na homilia, ao refletir o Evangelho de Marcos 9, 30-37, Frei Pedro explicou que muitas vezes seguimos pelo caminho contrário ao projeto de Deus. Jesus mostrou aos discípulos que para ser grande era necessário fazer-se pequeno e puro como uma criança. “Os discípulos que conviviam com Jesus, faziam parte de sua missão, no entanto, dentro deles ainda havia a disputa pelo poder, pela fama. E hoje, em pleno século XXI, esta maldita busca pelo poder tem levado milhares e milhares de pessoas à morte. Esta maldita busca pelo poder têm ignorado a vida de seres indefesos, têm levado milhares e milhares de irmãos a perder suas casas, à viverem nas ruas… E Jesus diz ‘poder, de fato, deve ser servir’. Devemos estar atentos à isso, caríssimos irmãos e irmãs, porque este mal está enraizado. A única arma contra esse mal do poder, é servir”, explicou.
Sobre a Primeira Leitura, Livro da Sabedoria 2,12.17-20, Frei Pedro refletiu sobre aquelas pessoas que não pensam somente em si, mas pensam sobre o bem estar do irmão. “Quem assim age deve se preparar, porque os ímpios, os injustos, eles tramam contra os juntos, contra aqueles que, de fato, desejam ardentemente que o Reino de Deus aconteça para todos”. Já sobre a Segunda Leitura, Carta de São Tiago 3,16-4,3, ele falou sobre a inveja. “A inveja é a causa de tantos males, de tantas desgraças, de tanta guerra, indiferença, violência, injustiça.”, afirmou o Frei.
Assista a homilia na íntegra.
Após a homilia, no momento do Ofertório, o Frei novamente surpreendeu, desta vez ele convidou duas crianças para ajudar na preparação das oferendas. Os meninos que estavam participando da Missa foram chamados para entregar o cálice, a ambula, as galhetas com água e vinho e lavaram as mãos do Frei, como se fossem dois coroinhas. Em seguida, o Frei agradeceu e abençoou os meninos. Ele disse que fez como Jesus, pegou uma criança para mostrar o grandioso gesto de servir e ser como criança.
A Missa foi encerrada com a bênção final e em seguida, a aspersão de água benta, que tradicionalmente ocorre ao final de cada Missa no Convento.