Paz e Bem!
“Como o sol nasce da aurora, de Maria nascerá, aquele que a terra seca, em jardim converterá. Ó Belém, abre teus braços ao Pastor que a ti virá. Emanuel, Deus conosco, vem ao nosso mundo, vem…”, com este belo canto de entrada, indicando a certeza da vinda do Senhor, teve início a Santa Missa das 9h, do 4º Domingo do Advento, celebrada na Capela do Convento. A Celebração foi presidida pelo Guardião, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM.
Após a invocação da Trindade Santa, quando todos falarem “bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”, Frei Paulo acolheu dizendo: “como é bom repetir esta afirmação. Bendizemos o nome do Senhor que nos reúne, que quer estar conosco, se encontrar conosco, é bom estarmos aqui. É bom estarmos em comunhão, com toda a Igreja que se prepara para viver o mistério do Natal”, sinalizando o acendimento da 4º vela da coroa do Advento, marcando a espera, a feliz expectativa, do Deus que resgata o gênero humano da escuridão para a luz. Ainda nos ritos iniciais, brevemente refletindo a misericórdia e o perdão de Deus, o Frei disse que “se muito pecamos, muito mais ainda Deus nos ama, Deus nos perdoa.”
Na Liturgia da Palavra, após as duas Leituras (Miquéias 5,1-4 e Hebreus 10,5-10) e a Proclamação do Evangelho de Lucas 1,39-45, Frei Paulo Roberto começou a homilia de forma descontraída, para facilitar a compreensão da mensagem do dia. “Quero lembrar um chiste… [que significa um dito que contém humor, forma engraçada] Alguém estava procurando debaixo de uma lâmpada destes postes em uma rua bastante escura, então só ali naquele poste havia claridade. Alguém estava procurando alguma coisa por lá, e procurava, procurava, procurava, aí, outro alguém se solidarizou com ele e veio procurar também. ‘O que que aconteceu? Ah perdi minha chave. Vou ajudar a procurar!’, procurou, procurou e não achava; o terceiro apareceu, ajudou a procurar… Os três começaram a procurar e se cansaram. ‘Acho que não vamos conseguir achar não! Você tem certeza que perdeu aqui mesmo?’. ‘Não eu perdi lá no escuro, mas aqui é mais fácil de achar’, (risos). Eu lembrei desse chiste exatamente por conta do tempo que estamos vivendo, o tempo de preparação para o Natal. Diversos comentários eu tenho ouvido a respeito de que está perdido o sendo do Natal. A gente está vivendo um tempo de um moralismo, que anula a dor. O julgamento rápido das pessoas…” e continuou fazendo referência ao atual moralismo de muitas pessoas que julgam pelo consumismo neste período do Natal, mas esquecem do principal, no entanto, ele disse que “para achar o senso do Natal, que os outros perderam, se aproxime da luz”.
Ainda na homilia, Frei Paulo Roberto disse que “a oração em família, que há muito tempo a gente não consegue fazer, é um caminho bonito de resgatar o senso do Natal, aliás, a refeição em família é uma maneira de resgatar e não deixar perder o senso do Natal. Por isso eu fico feliz de ver o movimento das compras para fazer a ceia do Natal, pode ser uma ceia pobre, não precisa ser uma ceia luxuosíssima. Mas reúna os seus amigos, reúna seus irmãos, seus parentes, faz uma prece e divide lá, pode ser pipoca com groselha, não tem problema. Reúna, comida partilhada humaniza a gente”, afirmou.
Por fim, Frei Paulo fez uma crítica ao “símbolo” que muitas pessoas fazem que significa a eliminação de vida, extermínio, uso de arma de fogo, mas pediu lembrarmos que: “a gente é rápido para apontar o dedo para os outros, mas quando apontamos o erro do outro, é necessário que a gente diga qual é a minha parte nisso? A nossa parte deve ser buscar a Deus, de ouvir sua Palavra, de beber da vigorosa fonte que sacia a nossa sede de sentir. Hoje então, encontramos o belíssimo trecho do Evangelho de Lucas, o encontro de duas mães, encontro de duas pessoas geradoras de vida… O encontro de Maria e sua prima Isabel, este encontro é belíssimo. E nós devemos classificar os nossos encontros, o encontro de pessoas que se amam, e que buscam construir um mundo mais cheio de justiça, onde o Poderoso realiza grandes coisas em nós, eleva nossa fragilidade, sustenta os nossos medos… Este encontro é precedido de um encontro ainda mais significativo, que é aquilo que celebramos no Natal: o encontro da divindade com a nossa humanidade… Deus não desiste de nós!”, concluiu.
Assista a homilia completa abaixo.
Assista a celebração na íntegra abaixo:
https://www.facebook.com/penhaconvento/videos/323589664912064/
Antes da Bênção Final, ele comunicou os avisos da programação de Natal.
Clique aqui e saiba a programação completa.