Frei Paulo Roberto: “Eu aceito ser Provincial”

Compartilhe:

Paz e Bem!

O mineiro Frei Paulo Roberto Pereira, natural de Juiz de Fora, foi eleito para o serviço de Ministro Provincial no sexênio 2022-2027 em segundo escrutínio, quando obteve a maioria absoluta (mais do que a metade dos votos, num total de 56) contra os 52 de Frei Gustavo Medella. Para esta eleição, foram homologados cinco candidatos pela Cúria Geral dos Frades Menores: Além de Frei Paulo e Frei Gustavo, Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei João Francisco da Silva e Frei Mário Luiz Tagliari. Votaram 111 capitulares, porque Frei César pediu licença para não votar devido ao ofício de Visitador, embora seja frade da Província.

Emocionado, Frei Paulo brincou dizendo que faltou uma bancada, como na praça São Pedro, para pedir que rezassem para ele. “Mas tomara que vocês tenham juízo”, disse, confirmando a escolha dos capitulares: “Eu aceito ser Provincial”.

A eleição do Ministro Provincial, que começou às 15h05, deu-se depois do rito da eleição, quando o Visitador Geral Frei César Külkamp pediu a intercessão do Espírito Santo: “Senhor, Nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor”.

Antes da deposição dos cargos, o Visitador fez uma belíssima reflexão sobre o valor do serviço e da vida fraterna. “Nós iniciamos este Capítulo pedindo as luzes do Espírito Santo e, principalmente, que ele fosse um evento da comunhão, da nossa fraternidade, da nossa pertença uns aos outros, como profissão de vida, como forma de vida”, disse.

Segundo Frei César, essa celebração também é chamada de “celebração de deposição dos cargos” e depois também da escolha daquele que vai ser o Ministro Provincial. “Ele é, digamos assim, um sacramento dessa harmonização, desta unidade que a Fraternidade quer buscar para realmente se constituir como comunhão. Justamente por isso, achei importante nesta celebração propor uma reflexão que os documentos dão a esta indicação, seja na escolha de cada um nas diferentes tarefas para o bem-estar dos irmãos, da formação, das atividades evangelizadoras e da administração como um todo da Província”, disse.

Passando pelos documentos da Ordem, Frei César escolheu citações que explicitaram bem o carisma de ministério-serviço tão próprio ao franciscanismo. A união entre os irmãos deve ser com amor verdadeiramente evangélico: cuidem, sirvam, ajudem!

Depois do Ato Penitencial, foi feito o juramento dos escrutinadores e se deu a renúncia do cargo de Ministro Provincial, feita por Frei Fidêncio Vanboemmel: “Chegando ao fim o mandato de Ministro Provincial, entrego o cargo nas mãos do presidente do Capítulo, dando graças a Deus pela oportunidade de servir os irmãos e pedindo perdão a Deus e aos irmãos por todas as vezes que não o tenha feito segundo os ensinamentos e o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo e de nosso Seráfico Pai São Francisco”, disse Frei Fidêncio. Em seguida, Definidores, Guardiães e demais cargos de eleição renunciaram também aos cargos.

RITO DA POSSE

Na Capela interna do Convento dos Frades, o Visitador Frei César Külkamp presidiu a celebração de tomada de posse do Ministro Provincial. Depois da leitura do Evangelho, em que Jesus admoesta os discípulos para que “o maior se torne o último e o que governa seja como servo”, Frei César lembrou que o Evangelho é a fonte onde nosso Pai Francisco mergulhou. “Que essa Palavra continue inspirando a cada um de nós, membros da Província, da Ordem dos Frades Menores, em especial você, Frei Paulo, que recebeu hoje esse encargo, esta tarefa de servir aos seus irmãos. Que o Cristo seja sempre o seu modelo!”, desejou Frei César.

Depois dessas palavras, Frei Paulo fez sua profissão de fé e confirmação como Provincial eleito, ajoelhado diante do Visitador: “Eu, Frei Paulo Roberto Pereira creio e professo todos e cada um dos artigos contidos no símbolo da fé, a saber: Creio em um só Deus, Todo-Poderoso (…) Também, firmemente aceito e guardo todas e cada uma das coisas referentes à doutrina da fé e costumes, quer sejam pela Igreja definidas por um solene pronunciamento, quer sejam sustentadas e declaradas pelo magistério ordinário – da maneira que pela mesma Igreja são propostas, principalmente aquilo que se refere ao ministério da Santa Igreja de Cristo, aos Sacramentos da mesma, ao Sacrifício da Missa, e ao Primado do Romano Pontífice”.

Frei César, então, respondeu dizendo: “Eu, pela autoridade da qual estou investido, confirmo a ti, Frei Paulo, como Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil”. O rito terminou com a bênção ao novo Ministro Provincial, que recebeu das mãos do Visitador o Selo da Província (carimbo com o qual o ministro provincial assina os documentos oficiais).

A posse terminou com o abraço da paz de todos os capitulares a Frei Paulo.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X