Frei Paulo: Quaresma é tempo de qualificar os nossos relacionamentos

Compartilhe:

Paz e Bem!

Milhares de fiéis iniciaram a Quaresma subindo ao Convento da Penha para rezar ou como uma atitude penitencial. O Santuário permite aos visitantes ambientes de reflexão, oração, recolhimento e interiorização, principalmente pelo contato direto com a natureza ou pelo sacrifício da subida da Estrada da Penitência.

A Missa das 15h, celebrada no Campinho, contou com a participação de muitos romeiros, especialmente os idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Sob a tenda e nas sombras das árvores, os fiéis rezaram em comunhão com a Igreja do mundo inteiro que iniciou também a caminhada quaresmal.

Na homilia, Frei Paulo Roberto explicou a associação equivocada das Cinzas com o carnaval, enfatizando os exercícios quaresmais necessários para a preparação para a Páscoa do Senhor e explicou as motivações da Campanha da Fraternidade deste ano. O Guardião do Convento recordou ainda a proximidade da Festa da Penha 2020 que ocorre logo após a Semana Santa.

“Equivocadamente nós associamos a Quarta-feira de Cinzas ao carnaval, então, os excessos do carnaval são abonados com as cinzas na cabeça. Um equívoco muito grande! As cinzas não tem nada a ver com o carnaval, ainda que você tenha se excedido nalgumas coisas. Não tem nada a ver! Temos de dissociar cinzas de carnaval. A Quarta-feira das Cinzas marca não o fim do carnaval, mas o início de um tempo fecundo, sempre criativo e novo, de preparação para a Páscoa do Nosso Senhor. Portanto, o que nos motiva a estarmos reunidos hoje aqui é a certeza da ressurreição de Jesus Cristo, nossa fé”, e completou: “o jejum, a caridade e a oração são práticas bastante antigas e foram vivenciadas pelo povo do Antigo Testamento, que para recordarem-se da bondade de Deus, eram cuidadosos, bondosos”, explicou Frei Paulo Roberto.

Logo em seguida, o Guardião disse que os exercícios quaresmais nos aproximam de Deus e qualificam nosso relacionamento interpessoal. “A prática quaresmal, os exercícios da quaresma dão qualidade ao nosso viver, com a gente mesmo, com Deus e com os outros, sobretudo com os outros. Porque com muita facilidade nós louvamos e bendizemos o nome do Senhor, batemos palmas pra Ele, gostamos de estar na presença Dele e até dizemos ‘Ele está acima de tudo!’, mas nos esquecemos da proximidade cuidadosa e generosa que devemos ter uns com os outros” e citou a mensagem do Papa para a Quaresma neste ano.

Por fim, Frei Paulo “associou” a Quaresma com a Campanha da Fraternidade 2020. “Dar qualidade aos relacionamentos interpessoais é sentir-se comprometido com o dom da vida e é isso que a Quaresma nos propõe”.

Assista a reflexão completa abaixo.

Homilia do Frei Paulo Roberto – Quarta-feira de Cinzas

Paz e Bem!Assista a homilia do Frei Paulo Roberto da Quarta-feira de Cinzas.

Posted by Convento da Penha on Thursday, February 27, 2020

Ao final da Celebração os participantes receberam a imposição das Cinzas Sagradas, recordando nossa fragilidade humana diante de Deus. As cinzas também são um sinal concreto de quem se arrependeu e com o coração renovado retoma o próprio caminho para o Senhor.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X