Frei Paulo: “Os ensinamentos de Jesus humanizam e libertam as pessoas da escravidão”

Compartilhe:

Paz e Bem.

Mesmo com a temperatura elevada, centenas de fiéis, devotos, romeiros e muitos turistas participaram da tradicional Missa campal das nove da manhã neste domingo (28), o 4º do Tempo Comum, no Convento da Penha. Foram diversas as motivações que levaram tantas pessoas ao Campinho, entre elas as preces pelas famílias, já que sempre no último domingo do mês a Pastoral Familiar da área, sobe rezando o terço. Na Missa, após o comentário inicial do Frei Pedro Engel, o presidente Frei Paulo César Ferreira, acolheu os fiéis e lembrou a presença da Fraternidade Nossa Senhora da Penha, da Ordem Franciscana Secular, reunindo leigos, homens e mulheres, que seguem Jesus Cristo nas pegadas de São Francisco de Assis. Eles querem, assim como Francisco, anunciar a paz e o bem.

Ao iniciar a reflexão, Frei Paulo ressaltou a importância da partilha da Palavra como uma ocasião oportuna e necessária na vida do cristão e na Celebração Eucarística. “Como é bom deixarmo-nos iluminar pela Palavra do Senhor, tão oportuna, tão bem-vinda, tão necessária, assim como o ar que respiramos agora. Não é possível viver sem a Palavra de Deus que nos revela o que há de melhor em nós e o que Deus tem de melhor para nós. Então, a Palavra de Deus é o conforto da nossa alma, a nossa essência, o espírito que deve nos mover, na caminhada desta vida rumo ao céu”, disse o Vigário do Convento.

Frei Paulo explicou o contexto do Evangelho de Marcos 1,21-28. “Onde estão e quanto somos, quantos são os discípulos e discípulas de Jesus? Discípulos comprometidos com seu projeto e com a sua proposta de libertar o ser humano da possessão da escravidão do mal. Onde estamos quando somos gente disposta a dar a vida por essa causa a continuar Jesus Cristo? A iluminar as trevas desse mundo com fé, em espírito de comunhão, de participação, de transformação… Homens e mulheres cheios do espírito vivificador de Deus, capazes de dar a vida e esperança às pessoas. Onde estivermos, somos conscientes disso, somos atuantes, dedicados, generosos de coração. Diz o texto que Jesus ensinava como autoridade diferente, não como faziam os doutores da lei, os escribas, as autoridades. Jesus ensinava com autoridade diferente que não vinha da instituição, das tradições, mas do Espírito vivificador de Deus Pai, com uma Palavra diferente, nova, convincente, sedutora. Jesus não vem destruir ninguém. Aquele endemoniado gritava: ‘veio aqui para nos destruir, para nos incomodar’. Jesus quer sim arrumar nossa casa, somos Dele e para Ele e nós nos entulhamos tanto que Ele nem tem mais lugar em nós. Então, que Ele venha, que seja bem-vindo e nos ajude a arrumar a vida, nos coloque de novo de pé. Ele tem autoridade sim, a Palavra de Jesus, porque seus ensinamentos dão vida as pessoas ou seja os ensinamentos de Jesus humanizam, libertam as pessoas de toda a escravidão”.

Confira a homilia completa abaixo:


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X