Frei Paulo: “ocupar os últimos lugares para sermos os primeiros no banquete do Reino”

Compartilhe:

“Quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”

Paz e Bem!

Neste 22º Domingo do Tempo Comum, celebramos o dia dos Catequistas e dos servidores da comunidade. O Evangelho de Lucas 14,1.7-14 nos apresenta a refeição que Jesus faz na casa de um fariseu num dia de sábado. O Senhor aproveita ocasião para ensinar, que os convidados devem ocupar os últimos lugares. Trata-se de uma alusão ao “Banquete do Reino” oferecido por Deus Pai, onde os últimos serão os primeiros e ninguém será excluído.

Em dia de sábado, Jesus faz uma breve parada para se alimentar na casa de um chefe dos fariseus. Quando percebe que está sendo observado e diante do comportamento dos convidados, que escolhem os primeiros lugares, o Mestre de Nazaré conta uma parábola: a honra não consiste em escolher o primeiro lugar, mas sim ser convidado para ocupar o primeiro lugar. Os convidados a ocupar o primeiro lugar são os pobres e humilhados. Como é próprio de Lucas, ele coloca os pobres em primeiro lugar, pois eles não têm possibilidade de escolha. Com isso, Jesus ensina que seus seguidores precisam se colocar no último lugar, onde se encontram os empobrecidos, os primeiros convidados ao banquete do Reino de Deus.

Confira a reflexão do Frei Paulo César Ferreira.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X