Paz e Bem!
Domingo é dia do Senhor, é dia de encontrarmo-nos com a bondade e a misericórdia do Pai, que no Alto da Penha Sagrada, expressa sua ternura no olhar da Mãe das Alegrias, a Senhora da Penha. Domingo é também o dia em que romeiros, devotos, peregrinos e turistas visitam o Convento e participam das Missas. As celebrações da manhã ficaram repletas de pessoas. A Festa da Epifania, é a manifestação do próprio Deus a todos os povos e nações.
A Missa das 9h foi presidida pelo Frei Paulo Roberto Pereira, com a presença do Frei Lucas, o jovem frade capixaba e estudante, que entoou os cantos e músicas da Liturgia. Estudantes salesianos (seminaristas) também participaram da Celebração. Eles vieram em romaria de vários estados do Brasil.
Na homilia, o Guardião explicou porque a nossa expectativa, principalmente nesta época, é voltada para realizações e desejos de “fazer diferente”. Segundo ele, é “bom que tenhamos o desejo de buscar a Plenitude, o sentido de existir”, mesmo que conflitamos com expectativas e realizações, já que nem tudo que esperamos acontece e gera, inicialmente uma frustração.
Frei Paulo disse que a Celebração da Epifania “completa o presépio. Tem José, Nossa Senhora, o Menino, as palhas, a natureza, os bichos e os Reis Magos que chegam para adorar o Senhor”, eles se deixaram guiar pela Estrela. “Deixamo-nos guiar pela Estrela, deixarmo-nos guiar pelo próprio Jesus Cristo, é isso que viemos hoje confirmar aqui, no início de um novo ano, com esperança renovada, com vigor retomado, nós queremos nos deixar guiar pela Estrela, por Jesus Cristo. Quando a gente faz a nossa vida ser pautada neste desejo e liberdade, nós vamos nos encontrar com a humanidade. Nosso coração é desejoso de Deus e o caminho que Deus escolheu para se revelar a nós, não foi sendo uma estrela entre tantas, ou uma montanha bonita como a Penha… Deus escolheu para se revelar a nós, sendo pessoa, sendo gente. Quer encontrar a Deus? Busque a humanidade! Quer entender o mistério de Deus? Reverencie a pessoa humana com a qual você convive. A medida que crescer o respeito pelo humano, necessariamente crescerá também a reverência a Nosso Senhor. Deus escolheu esse caminho, escolheu ser um de nós. A vida humana terá sentido quando todos puderem ser irmanados no mesmo senso de cuidado, de respeito, de acolhimento, solidariedade e caridade” e fez um alerta: “é um pecado gravíssimo quando nossa sociedade se constrói e se deixa conduzir por sentimentos de intolerância, de medo, de desconfiança, sentimentos geradores de morte, de violência… É um grito contra o céu, porque Deus faz exatamente o caminho contrário, Ele vem ser um de nós, humano como a gente, para que a gente possa buscá-Lo no serviço aos irmãos e irmãs”, concluiu.
Assista a homilia completa abaixo.
Antes da Bênção Final, Frei Paulo acolheu e agradeceu a participação dos 37 seminaristas salesianos que estiveram na Missa, rezou pelos vocacionados e brincou “cada palma que a gente bate é uma Ave Maria que devemos rezar pelos vocacionados” e lembrou ainda da importância de São João Bosco para a formação e educação.
Por fim, falou das redes sociais do Convento e das novidades que podem ser acompanhadas sempre nas mídias, principalmente no Instagram.