Paz e Bem!
A Santa Missa das 9h deste 33º Domingo do Tempo Comum, celebrada na Capela do Convento da Penha, foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira da Silva, OFM, com presença de romeiros, devotos, peregrinos e turistas de várias partes do Brasil, muitos que aproveitaram o feriadão prolongado da Proclamação da República do Brasil, outros tantos que subiram a Penha para agradecer, louvar e celebrar o Dia do Senhor. A romaria da Paróquia Santa Mãe de Deus, no Ibes, em Vila Velha, também esteve presente animando e participando da Celebração Eucarística. O Frei logo ao iniciar, saudou a todos e acolheu os visitantes.
Na homilia, Frei Paulo César refletiu o Evangelho de Marcos 13, 24-32, e começou dizendo que “fé em Jesus é compromisso com a Sua Palavra e ação, que leva a gente a começar sempre de novo. A começar sempre de novo! Vida nova!” e continuou “em Cristo somos livres para amar, para nos amar de verdade, como amados de Deus Pai. Restabeleceu-se então a nossa relação com Deus e o caminho para este acesso é o caminho de fé com Jesus Cristo, compromisso este que celebramos aqui na Liturgia e na vida, no dia a dia. ‘O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.’ Isto é confortador também, encorajador. É bom a gente saber disso, para não se desesperar, não desistir, não desanimar. A Palavra de Deus sempre se cumpre, é só você dar ouvidos à ela. A Palavra nos convida, nos exorta à vigilância como atitude básica do cristão. A Palavra nos exorta a estarmos atentos, a sermos atinados, sempre prontos, de pé.”
O Frei afirmou ainda que o Evangelho não visa assustar e sim encorajar. “O capítulo 13 do Evangelho de Marcos, não visa assustar a gente não, ao contrário, encorajar-nos a dar o melhor de nós, a somarmos forças em tempos tão difíceis e hostis, à missão humanizadora da Igreja, dos Cristãos.” E por fim pediu mais sabedoria e resistência. “Deus nos dê sabedoria para resistir aos temores, aos projetos enganadores e continuar dando testemunho, como canta o Padre Zezinho ‘iluminado, iluminadores, queremos ser óh Senhor’, iluminados, iluminadores, somos povo da esperança que não desiste nunca, que não desiste fácil, que se empenha e persevera pela graça de Deus, na força, no poder da união”, concluiu.