Frei Paulo César: “Reconhecer a ação gratuita de Deus que cura”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Domingo é dia do encontro da humanidade com o Criador. Domingo é dia de subir ao Convento da Penha para rezar, agradecer, louvar a Deus e contemplar Sua perfeita grandeza. Domingo é dia de participar da Santa Missa e fazer memória ao Santo Sacrifício.

Milhares de pessoas visitaram o Convento durante todo o domingo, um dia depois da Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha, Padroeira e Mãe do Brasil. Muitas participaram das Missas celebradas na Capela.

Às 9h, a Celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira e como de costume, fiéis lotaram todos os espaços para acompanhar a Missa. Após a acolhida inicial, o frei deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos.

Na homilia, o frade começou explicando a importância da obediência e gratidão. “Atentos à Palavra a transformação da nossa vida acontece, coisas novas e melhores, mas é preciso dar ouvidos a Deus e à sua Palavra. Obediente à Palavra de Deus, o sírio Naamã obtém a cura e reconhece a ação de Deus em seu favor. O profeta Eliseu recusa qualquer presente que lhe é oferecido, porque a ação divina é sempre gratuita, é iniciativa de Deus e o profeta é apenas um instrumento… Quem se dedica ao Evangelho pode encontrar sim incompreensões e até perseguições. A Palavra não pode ser acorrentada, ecoa por toda a Terra: Quem tem ouvidos, ouça!”, afirmou.

Ao comentar o Evangelho, Frei Paulo César disse: “Jesus, a caminho de Jerusalém seu destino final, evangeliza e faz o bem. Em certo lugar, dez leprosos vêm ao seu encontro. São nove hebreus e um samaritano, eles então suplicam a Jesus. ‘Mestre, tem compaixão de nós!’, porque eram excluídos pela lei. Observe! Os leprosos nem pedem purificação, mas sim misericórdia, compaixão, solidariedade, ajuda, oportunidade. Jesus os encaminha ao sacerdotes do templo, já que eles eram os responsáveis em constatar o fim da impureza. Eles ficam curados, bons, durante o caminho, em direção ao templo. Foram curados por meio da Palavra de Jesus, Palavra que tem sim o poder de restaurar a vida, a dignidade, a esperança… Fazer novas todas as coisas. Um só voltou até Jesus para dar glórias a Deus, para agradecer. Atirou-se aos pés de Jesus reconhecendo quem é Jesus. Ele soube discernir o agir de Deus na pessoa de Jesus, o Enviado do Pai. Jesus lhe disse: ‘levanta-te e vai! Confiança, tua fé te salvou!’, somos convidados também a essa fé, rezemos, supliquemos… A fé que nos torna livres, destemidos, disponíveis.”

E completou: “É preciso voltar a Jesus, o amor que eu quero (querer) amar.”

Confira a reflexão completa abaixo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X