Frei Paulo César: “o exemplo de Maria nos desafia a ir ao encontro dos necessitados”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, centenas de fiéis subiram à Penha para a tradicional Missa das 9h, celebrada no Campinho do Convento, inclusive a romaria da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Rio Bananal-ES. A animação ficou por conta do grupo da Comunidade Imaculada Conceição de Porto Novo, Cariacica. A Missa teve uma motivação também especial: a oração pelas vocações religiosas. “Celebramos e reconhecemos as maravilhas que o Senhor operou na vida de sua humilde serva. Chamada a colaborar no plano de Deus e na história de nossa salvação, Maria tornou-se exemplo de serviço a Deus e aos irmãos”, comentou a voluntária Margarida Siqueira Rennó na abertura.

A Assunção é um dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim foi definido pelo Papa Pio XII, em 1950, através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial”.

Frei Paulo César Ferreira presidiu a Eucaristia. Na homilia, ele lembrou que o terceiro domingo de agosto é dedicado a oração pelas vocações religiosas, consagrados, consagradas, aqueles que abriram mão de bens, deixaram pai, mãe, família, para seguir a Cristo. Refletiu ainda que estamos vivendo um tempo de “escassez vocacional”, de dificuldade de ter mais vocacionados. “Nossas famílias, agora menos numerosas, poucos filhos… Mas o que será que está acontecendo? Será que Deus parou de chamar? Ele não está chamando mais?”, indagou o frade. Em seguida, disse que ainda assim, a Igreja tem muitos vocacionados, citando que na manhã deste mesmo domingo, em Guaratinguetá-SP, a Província Franciscana da Imaculada Conceição (que abrange os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná) promovia um encontro vocacional com jovens de vários lugares, inclusive dois capixabas. “O encontro é para um discernimento, para o convívio, para partilhar as indagações, inquietações vocacionais, então nada melhor do que ir e ver”, comentou o frade.

O frei também contou seu próprio testemunho, de modo a motivar os jovens. “Quem sabe Deus não estaria nos chamando a ser um religioso, uma religiosa, um sacerdote? Não tem como fugir da vontade soberana do Senhor. A gente é provado a todo momento, continua sendo. Eu mesmo já era seminarista quando me despertei para o namoro, já era seminarista. Uma jovem muito bela lá do grupo de jovens do qual eu participava, e agora? O que devo fazer? Mas fiquei ali firme porque ouvi o chamado de Deus ser maior. ‘Não vou assumir compromisso com alguém porque devo estar livre, desimpedido’… Sempre enviado em missão, é melhor que estejamos livres. É o chamado de Deus na nossa vida. Ele nos priva de algumas coisas, mas a quem ele chama, também supre as necessidades, dá todos os meios e condições para a pessoa ser feliz e realizada. É preciso que a gente tenha coragem de dar um passo e deixar de lado todas as coisas e se lançar nessa experiência”, testemunhou.

Ao explicar a Liturgia da Palavra, Frei Paulo César comentou a experiência da visita de Maria à prima Isabel. “Como Maria e Isabel estamos aqui neste encontro para celebrar as maravilhas que Deus realiza em nosso favor, em favor do seu povo. Maria Santíssima acreditou e se submeteu aos planos de Deus. O seu exemplo nos desafia a fazer o mesmo, crer na Palavra de Deus, pôr-se a caminho, ao encontro dos mais necessitados, levando a Boa Notícia de Nosso Senhor Jesus Cristo, Boa Notícia do Reino e cheios do Espírito Santo, pois o Espírito será dado em abundância aos homens e mulheres de boa vontade, disponíveis, prestativos, obedientes à Palavra de Deus”.

Confira a reflexão na íntegra abaixo:

Prefeito de Vila Velha participa da Missa

Com muita alegria e satisfação, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, recebemos o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, juntamente com sua família. Além de participar da Missa das 9h, Arnaldinho, que é devoto de Nossa Senhora da Penha, também conversou com nosso Guardião, Frei Paulo Roberto Pereira.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X