Paz e Bem!
Neste domingo a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus, uma festa litúrgica transferida do dia 1º de novembro. No Evangelho de Mateus 5, 1-12, Jesus faz no grande “Sermão da Montanha” o conhecido discurso das “Bem-Aventuranças”. Os santos, os benditos, os bem-aventurados, todos que foram fiéis a Deus, seguidores e seguidoras de Jesus Cristo, todos somos chamados à santidade.
As “Bem-Aventuranças” são propostas de Jesus para quem deseja segui-Lo. Em todo Novo Testamento vamos encontrar mais de cinquenta “Bem-Aventuranças” porque a proposta do Evangelho é sempre uma proposta de felicidade para os seguidores e seguidoras de Jesus. Neste Sermão, Jesus fala exatamente dos seus discípulos e discípulas; e fala para eles, os que têm o espírito da pobreza, do desprendimento, do desapego de tudo, porque já têm o Reino dos Céus. Os “Bem-Aventurados” são os pobres em espírito, os que servem a Deus com o coração indiviso.
O Evangelho nos lembra ainda que não podemos ser a favor da injustiça, mas sim lutar contra o antirreino… Os discípulos de Jesus têm fome e sede de justiça, um valor a ser buscado e praticado. Os discípulos de Jesus são misericordiosos, porque o Pai é misericordioso com todos. Os discípulos de Jesus procuram ser puros de coração. São promotores da paz, serão perseguidos por causa da justiça… Os discípulos não se deixam abater pelas injúrias, pelas calúnias, difamações, como prova de sua dedicação e sua fidelidade.
Foi o testemunho dos mártires que impulsionou o crescimento e a expansão da Igreja e da mensagem de Jesus!
Confira a reflexão do Frei Paulo César Ferreira, ofm.