Frei Paulo César à Pastoral Familiar: “é preciso permanecer firme, mesmo com as adversidades”

Compartilhe:

Paz e Bem!

O Convento da Penha, em Vila Velha no Espírito Santo, está acolhendo, ao longo desta semana, representantes de movimentos ligados à Pastoral Familiar da Arquidiocese de Vitória, como parte das celebrações da Semana Nacional da Família, que é uma proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. O objetivo da ação no Santuário da Penha é dar voz e visibilidade aos trabalhos desenvolvidos nas famílias e nas comunidades.

Na segunda-feira, os casais Tarcísio Dagoberto Thomazini e Leny Thomazini; e Alessandre e Roseane, ambos representantes da pastoral familiar na área de Vila Velha, e da paróquia Santa Rita, também no município Canela-Verde. Eles fizeram a Leitura na liturgia da Missa e as preces da comunidade. Destacando sobretudo a oração de que cada um possa se tornar membro vivo da família de Deus.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, que afirmou a necessidade de permanecer firme, mesmo diante das adversidades. Na família, também é preciso manter a perseverança, ainda que enfrentemos as dificuldades. “Interessante que na Primeira Leitura, na profecia de Ezequiel (24,15-24), o profeta na sua missão como boca de Deus a anunciar a Palavra, precisa estar firme, valente, corajoso, confiante… E daqui a pouco a esposa morre?! Ele perde o encanto de seus olhos, o colírio de seus olhos. O profeta sente que não é isso que vai o derrubar, nada de chororô, nada de luto; cabeça erguida confiante. E a mesma coisa está acontecendo com o povo… Acordar enquanto é tempo, nada de chororô, nada de ficarmos a lamuriar, à sorte dos acontecimentos. É preciso ler nos acontecimentos o que Deus quer nos mostrar, o que temos feito e onde precisamos melhorar, mudar”, comentou o Frei.

“Você quer ganhar o céu? Insista, persista, não desista! Perseverança, confiança, fidelidade nas tribulações! Tudo é graça, tudo contribui para o bem dos filhos de Deus. Podemos crescer muito aprendendo com nossos erros. Você quer ganhar o céu? Desapegue-se! Seja livre, desapegado, desprendido, desafeiçoado das coisas deste mundo, então vem o espírito da pobreza deste mundo, renúncias a tudo. Quando descobrimos um valor maior na Palavra, a proposta de Deus, os planos de Deus, abrimos mão dos nossos projetos pessoais, dos meus interesses…”, disse Frei Paulo.

A Semana de oração com as famílias continua até o próximo sábado, quando acontece a Romaria das Famílias ao Convento, um evento bastante tradicional.



Confira a reportagem completa abaixo:

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X