• Início
  • /
  • Formação
  • /
  • Frei Luiz Flávio: “A humanização da lei se dá por meio de Jesus”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

17/02/2020

Frei Luiz Flávio: “A humanização da lei se dá por meio de Jesus”

Compartilhar:

Paz e Bem!

A manhã de domingo no Convento da Penha foi de muito calor, sol forte e incontáveis bênçãos derramadas sobre os fiéis que subiram para participar das Missas no Campinho. Às 9h, Frei Luiz Flávio Adami Loureiro realizou sua “estreia” como novo atendente conventual à serviço da fraternidade do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Ele é capixaba e chegou na última terça-feira (11/02).

Antes de iniciar a Celebração, Frei Luiz comentou a alegria de retornar à Penha para morar. Para ele é um momento muito importante que ficou marcado na sua história. Disse da intenção em celebrar sempre alegre, “pra cima”, acolhendo os devotos como eles merecem ser acolhidos. Ao iniciar, o frei saudou o povo, fez uma rápida apresentação e acolheu os participantes.

Na homilia, o frade capixaba explicou as Leituras e do Evangelho usando exemplos do dia a dia, simples e de fácil compreensão. Para explicar a Primeira Leitura (Livro do Eclesiástico 15, 16-21), ele usou o exemplo do respeito às regras de trânsito, para evitar acidentes ou tragédias, ou seja, “os sinais indicam o que devemos fazer para que a viagem seja segura. Se não obedecermos esses sinais, podemos acabar cometendo acidentes. Toda nossa vida tem de ter elementos para nos nortear. Jesus é aquele que nos dá a sabedoria do Senhor”.

Frei Luiz pediu promoção da vida. “Se nós queremos viver bem, precisamos procurar o bem, mas se eu quero o mal, vou me dar mal. Devemos promover a vida e não a morte! Hoje em dia se fala muito de vida, mas sabemos que muita gente promove a morte… Qual é minha opção, meu papel? O que eu estou procurando? O que estou buscando? A gente precisa da sabedoria de Deus, como diz São Paulo, quando conhecemos a sabedoria de Deus, vamos mudando. Perfeitos são aqueles que se deixam conduzir pela Palavra de Deus “, disse.

Ele pediu mais “conscientização” e pararmos para ouvir o que Deus quer de nós, nos comprometendo àqueles que são necessitados, que precisam da misericórdia e da nossa ação. Parar para ouvir os mandamentos é agir com sabedoria e com atenção à vontade do Pai.

Quando explicou o Evangelho (Mateus 5, 17-37), Frei Luiz disse que o novo significado que Jesus dá à lei não é apenas o cumprimento dela por ocasião de obrigação, pelo contrário, “não é cumprir a lei pela lei, mas melhorar a lei no sentido de buscar uma compreensão que é a humanização da lei, quando nós estamos humanizando a lei, aí está a pessoa de Jesus. Por isso Ele veio não para abolir a lei, mas para modificar, melhorar a compreensão” e seguiu explicando os pontos descritos no Evangelho.

“Temos de olhar para o outro com olhos de misericórdia, de amor… O Evangelho fala do adultério. Quando olhamos para a mulher com o sentido de possuí-la, já cometemos adultério e não é só o relacionamento físico, sexual, mas é também aquilo que cultivo em mim. Se eu não vejo a mulher na sua autenticidade, na sua identidade, no seu modo de ser, então estou perdendo meu lado humano. A mulher tem sua dignidade, ela não é só para prazer carnal, a mulher soma com o homem para construir”, afirmou.

Assista a homilia completa abaixo.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Centenas de fiéis participaram, na tarde desta quarta-feira (15), da tradicional Missa da Saúde no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração, presidida por

A Festa da Penha 2026 foi encerrada na tarde desta segunda-feira (13/04), no Parque da Prainha, em Vila Velha, reunindo milhares de fiéis para a missa solene presidida pelo Arcebispo

A manhã desta segunda-feira, 13 de abril, Dia da Padroeira do Espírito Santo, foi marcada por uma intensa movimentação de fiéis no Convento da Penha, reunindo celebrações eucarísticas, romarias e

Chamado de “Castelo da Paz” durante a homilia de Frei Gabriel Dellandrea, o Convento da Penha foi apresentado aos fiéis como um lugar marcado pela proteção divina e pela missão