Frei Djalmo: “Mesmo quando passamos por abismos e escuridão, a mão de Deus está conosco”

Compartilhe:

Paz e Bem.

Na última semana de 2022, milhares de fiéis, romeiros, turistas e visitantes passaram pelo Convento da Penha, para conhecer o principal cartão postal, do monumento turístico, religioso e histórico mais importante do Estado do Espírito Santo. No último dia do ano, especialmente nas celebrações da manhã, uma verdadeira multidão lotou a Capela para rezar em ação de graças por ocasião do fim de uma jornada e entregando nas mãos de Nossa Senhora da Penha, o ano novo.

A última Missa do ano foi celebrada na Capela no fim da tarde, às 17h, com presença de todos os freis do Convento, sendo eles Frei Djalmo Fuck (Guardião e Reitor, que presidiu a Missa), Freis Alessandro Dias e Robson de Castro (concelebraram), Freis Pedro Engel e Paulo César Ferreira; e os freis estudantes, angolanos, Benjamim Songa e Alberto Gamba.

Frei Alberto Gamba fez a acolhida muito calorosa e de muitos vivas a Nossa Senhora da Penha e ao Menino Jesus; e ainda muitas felicitações pela passagem do ano, na expectativa por um ano de fato, novo e cheio de realizações.

Na homilia, Frei Djalmo começou destacando o Salmo 66, “que Deus nos dê a sua graça e sua bênção e sua face resplandeça sobre nós”. Segundo ele, não haveríamos de ousar em pedir ao Senhor mais nada nesta noite, a não ser a graça e bênção do céu. “O que mais haveríamos de ousar pedir ao Senhor nesta noite para 2022? Ganhar na ‘Mega da Virada’? Um carro novo? Uma casa nova? Uma viagem para um lugar exótico e paradisíaco? Nunca mais precisar trabalhar? Nas redes sociais se postam muitos desejos de felicidade no dia de hoje, sobretudo desejos materiais, de prosperidade e riqueza. Mas o que significa tudo isto, se vivermos um vazio de sentido, uma falta de direção existencial? Sem a graça e a bênção de Deus, caminharemos literalmente sem rumo e sem direção”, contou o Guardião em tom descontraído.

Ainda no início da reflexão, o Reitor da Penha Sagrada destacou o que muitos devotos fazem no fim do ano, em meio às dificuldades, porque reconhecem que a mão de Deus sempre esteve conosco. “Hoje é o último dia do ano de 2022 e nada mais justo que nos encontramos aqui neste Santuário da Penha para agradecer. Como Deus foi bom para conosco ao nos dar mais um ano em nossas vidas, ao nos dar a graça de viver o ano do Senhor de 2022! Quando olhamos para trás vemos que passamos por dificuldades, por momentos difíceis e por provações, mas não podemos deixar de reconhecer que a mão de Deus esteve conosco. Mesmo quando passamos por abismos, por momentos de escuridão e por momentos difíceis a mão de Deus esteve conosco. Por isso nós reconhecemos e proclamamos que, de sua plenitude, todos nós recebemos graça sobre graça, porque tudo é graça! É por isso que nós queremos fazer do dia de hoje um dia de ação de graças, agradecendo realmente a Deus a grandeza do seu amor, do seu poder, da sua bondade, da sua misericórdia e da sua ternura para conosco. Agradecer a Deus porque Ele nos conduz pela mão e por nos ter dado o dom da vida, o maior de todos os dons”, lembrou.

Depois, disse que ao nos despedirmos do ano velho, também somos chamados a pedir perdão. “Nós queremos no dia de hoje também pedir perdão. Sim, perdão porque, muitas vezes, não somos gratos a Deus, não correspondemos ao seu amor, não somos fiéis a Ele e não nos amamos como deveríamos amar uns aos outros. Perdão porque, em nosso coração, muitas vezes, as vozes do egoísmo e da prepotência nos conduzem ao ressentimento, à mágoa, ao rancor e nos colocam uns contra os outros e, muitas vezes, tomaram conta do nosso coração. Perdão quando, muitas vezes, ouvimos mais nossos impulsos e raivas do que o Cristo e suas palavras de amor, perdão e reconciliação”, afirmou.

Por fim, engrandeceu Jesus Cristo, nosso Senhor, para bênçãos abundantes no novo ano. “Só Jesus Cristo é Deus, só Ele é o Senhor, só a Ele pertence a nossa vida. Nós engrandecemos ao Senhor por este maravilhoso ano de 2022 e que venha 2023, um ano para servirmos a Ele e vivermos a sua Palavra em nossa vida! O que mais ousaríamos pedir? Justamente o que ouvimos no Livro dos Números e que S. Francisco assumiu para si e que conhecemos com a bênção de S. Francisco: ‘O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz’. Ao Rei dos Séculos Imortal e Invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém”, concluiu.

Ao final, novamente Frei Alberto convocou os fiéis a juntos darem vivas à Nossa Senhora e ao Menino, com felicitações de Ano Novo a todos, e é claro que muitas pessoas não conseguiram segurar a emoção e choraram bastante pela graça de conseguirem, mesmo diante das dificuldades da vida, encerrar um ano bastante turbulento.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X