Frei Djalmo: “Mesmo com tantas vozes, precisamos sintonizar nosso coração com Deus”

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Convento da Penha recebeu na manhã deste 2° Domingo da Quaresma (5), a XXIII Romaria do Quarto Território de Alfredo Chaves, Região Serrana do Espírito Santo, do distrito de São José. A Romaria contou com a participação de mais de 100 pessoas. Os fiéis saíram da cidade na tarde da última sexta-feira e caminharam cerca de 100km em 3 dias de percurso. Na manhã de hoje, completaram o trajeto até o Santuário de Nossa Senhora da Penha.

O grupo é formado por muitos jovens e devotos que cumprem a tradicional devoção afim de expressarem sua fé à Padroeira. Ao longo do percurso, muitos fazem preces e orações de ação de graças por uma conquista ou pedido atendido. “Queremos agradecer, especialmente, pela retomada de nossa caminhada que estava suspensa desde 2020 por causa da pandemia, mas hoje, por intercessão de Nossa Senhora da Penha, estamos de volta para agradecer por todas as graças recebidas”, animou Marcelo Rigotti Donna, um dos organizadores da Romaria, no início da Missa.

Além da Romaria de Alfredo Chaves, 48 romeiros de Colatina (Comunidade Sagrada Família) também fizeram a subida ao Convento para um momento de ação de graças e preces à Virgem Padroeira dos Capixabas.

Na reflexão da Liturgia da Palavra, Frei Djalmo Fuck, Guardião e Reitor do Convento, lembrou que a Transfiguração do Senhor nos ensina que “embora nos sintamos pequenos, limitados, devemos pedir a Deus que nos faça resplandecer a graça do nosso coração, com seu perdão e sua misericórdia”.

“‘Como é bom estarmos aqui!’ É a expressão que Pedro diz em nome dos três discípulos que tiveram o privilégio de estar com Jesus no Monte Tabor. A alegria de estar na presença do Senhor. Hoje, cada pessoa que está aqui, de modo especial, o pessoal que veio de Alfredo Chaves, de Colatina, de outros lugares… Também podemos dizer: Senhor, como é bom estarmos aqui. Nós sempre queremos estar na presença do Senhor, que nos anima, nos conforta, mas também nos envia em missão. Logo depois da transfiguração de Jesus, os discípulos são convidados a descer do monte e a continuar a sua missão, sua vida. Jesus nos envia a seguir adiante com confiança”, afirmou Frei Djalmo no início da partilha da Palavra.

O Guardião destacou o objetivo de Jesus ao chamar os discípulos para a montanha. “Hoje lembramos a cena da transfiguração de Jesus. Ele chama para o Monte Tabor, três pessoas: Pedro, Tiago e João. Jesus chama doze, mas leva para o Monte três pessoas. Leva seus amigos íntimos, para diante dos seus amigos, abrir seu coração. Isso é importante porque nós não abrimos nosso coração para qualquer pessoa. As coisas da intimidade, as coisas do coração, os segredos da existência, nós revelamos para quem temos confiança, os nossos amigos verdadeiros. A gente diz ‘amigos do coração’! É aos três discípulos que o Senhor revela que Ele é verdadeiramente o Filho de Deus. Jesus se transfigura diante deles e uma voz vem do alto da nuvem: Este é meu Filho Amado, no qual eu pus meu agrado. Escutai-o!”, contou.

Ainda no contexto do Evangelho, Frei Djalmo pediu que estejamos dispostos a escutar o que o Salvador nos diz. “Nós somos convocados a escutá-Lo. Este é o verbo que nos provoca nos dias de hoje… Escutar o Senhor. Como é difícil escutar a Deus em um mundo em que vivemos, que existem tantas vozes, tantos apelos, nós, sintonizarmos o nosso coração, – assim como Pedro, Tiago e João – na voz, na Palavra do Senhor. ‘Escutai o que Ele diz’. Não é fácil escutar, porque para escutar, precisamos de esforço, exercício, fazer um discernimento para ouvir a voz do Senhor. São muitas as vozes que se confundem com a voz do Senhor, foi o que ouvimos no Evangelho de domingo passado, quando o diabo lá no deserto tenta Jesus. É uma voz que sopra nos ouvidos de Jesus”, disse.

Por fim, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Penha, completou a reflexão pedindo que ouçamos mais a voz do Senhor. “Precisamos entender e compreender a voz do Senhor. Quando Deus nos fala ele nos desinstala, ele provoca em nós conversão, mudança de vida. Somos convidados, desafiados, a ouvir e a compreender a voz do Senhor. O que Deus espera e quer de cada um de nós é que possamos ouvir a sua voz…”, finalizou.

Depois da Comunhão Eucarística, Frei Djalmo pediu que representantes das Romarias, especialmente a de Alfredo Chaves, levassem até o palanque as bandeiras que eles carregaram. Eram bandeiras do Brasil, do Espírito Santo, de Alfredo Chaves e uma bandeira de paz. Por fim, conheceu um pouco mais sobre a Romaria e se mostrou surpreso ao saber que os romeiros caminharam cerca de 100km. Na sequência, foi registrada uma foto protocolar.


Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X