• Início
  • /
  • Formação
  • /
  • Frei Atamil Vicente: “Nossa Senhora é a Mãezinha que vem até nós”

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

15/11/2018

Frei Atamil Vicente: “Nossa Senhora é a Mãezinha que vem até nós”

Compartilhar:

Paz e Bem!

A Santa Missa da Saúde desta quarta-feira (14/11), celebrada no Campinho do Convento, foi presidida pelo Frei Atamil Vicente de Campos, OFM. A celebração que tem atraído cada vez mais e mais pessoas, não foi diferente desta vez, isto porque centenas de fiéis, devotos e romeiros estiveram presentes. Muitos idosos e pessoas com mobilidade reduzida participaram, já que grande parte destes não conseguem subir até o santuário.

O presidente da Missa, Frei Atamil é da Província Franciscana da Imaculada Conceição, porém atualmente está em missão servindo na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Município de Rondonópolis, Mato Grosso e por enquanto, pertence à Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora, com sede em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O Frei já é muito conhecido no Espírito Santo, especialmente no Convento da Penha, onde esteve como atendente conventual até o ano de 2013.

Ao iniciar, ele saudou os idosos, doentes e enfermos, e falou da importância da celebração, principalmente pelo título “Missa da Saúde”. Já na homilia, ele completou esta explicação ao dizer “a gente volta atenção para os enfermos, doentes e todos os que trabalham na área da saúde… Todos! Todos aos pés de Nossa Senhora, Nossa Mãezinha, a Senhora da Penha.” e continuou “quem não tem condições de chegar lá aos pés de Nossa Senhora, ela vêm até a gente. Não vamos esquecer disso. Nossa Senhora não é uma ‘santinha que é colocada no altar, lá no trono’, que a gente olha à distância, gosta tanto dela, ela sorri e faz tanta maravilhas, mas distantes… Pra mim, Nossa Senhora não é assim. Nossa Senhora é a minha Mãe e vem para estar junto comigo, me dando força para viver a vida, a vocação… É a minha Mãe companheira!”, afirmou. Ele ainda disse que “nunca devemos deixar de agradecer a Deus pela nossa vida”, mesmo quando estamos sofrendo, mesmo quando estamos sentindo dor, pois é isso que o Evangelho e os Santos nos ensinam. Foi aí que então, Frei Atamil introduziu a explicação do Evangelho do dia (Lucas 17,11-19) que narra a cura dos dez leprosos, mas que no entanto somente um (que era estrangeiro) volta para agradecer a Jesus.

Frei Atamil disse que o leproso estrangeiro voltou para agradecer e escutou da boca de Jesus: “vai, a tua fé te salvou”, assim como nós devemos fazer. Recebermos a cura, mas voltar para agradecer. “Todos nós, os batizados, somos discípulos missionários… E Jesus, que sofreu muito mais que nós, está aí de braços abertos para nos acolher.” Em tom descontraído, o Frei brincou: “Meu irmão enfermo, que se encontra doente… Tenha essa paciência, essa coragem! Lutar pelos direitos sim, de melhora. Mas também colaborar. Não sei se posso falar assim, mas a gente que já está de cabelo branco às vezes a gente é teimoso pra caramba. Dá um trabalho tremendo para quem cuida da gente! Não quer tomar o remédio…” e alertou que é preciso também ter confiança no Senhor, além de sermos mais obedientes.

Assista a reflexão na íntegra.

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A Missa da Saúde celebrada na tarde de quarta-feira, 4 de fevereiro, no Campinho do Convento da Penha, reuniu fiéis para um momento de oração, escuta da

Paz e Bem. Viva São Brás! Ao longo desta terça-feira (3), em todas as Missas, centenas de fiéis subiram ao Convento da Penha e receberam a “Bênção de São Brás”

Paz e Bem. A celebração da tarde desta segunda-feira (2), Festa da Apresentação do Senhor, marcou também a apresentação do Frei David Belineli, que agora faz parte da fraternidade franciscana

Paz e Bem. Na manhã do último domingo, 1º de fevereiro, fiéis se reuniram no Campinho do Convento da Penha para a celebração da Missa do 4º Domingo do Tempo