Paz e Bem!
Apesar do calor excessivo e do sol forte, muitos fiéis subiram aí Convento da Penha na manhã do último domingo (15) para a tradicional Missa campal das 9h no Campinho do Convento da Penha. A Eucaristia foi presidida pelo Frei Alessandro Dias do Nascimento e contou com a participação dos Freis Pedro Engel e Benjamim Njle Songa (frade angolano estudante).
Na homilia, Frei Alessandro lembrou o testemunho de João Batista, que assumiu sua fé e vocação. Ele pediu, inclusive, que rezemos sempre pelas vocações religiosas e também de família, aqueles homens e mulheres que assumem o a vida familiar. A família, nas palavras do frade, é a primeira vocação. “A gente sabe que não é fácil abraçar, fazer a vontade de Deus, é um desafio para todos nós, mas é a vontade de Deus que vai nos realizar, pressupõe renúncias de nossa parte… Aqueles que abraçam a vocação matrimonial, ou preferem ficar solteiros, ou se é para sermos sacerdotes ou religiosos, a grande vocação nossa é a santidade. Nós somos chamados a santidade e isso não significa viver de uma maneira alienada da sociedade, ou de uma forma restrita, rigorosa, mas a santidade é a gente abraçar o projeto de Deus para nós, é a gente identificar nossa vida à de Jesus, assumindo nosso compromisso, a nossa vocação porque somos batizados, somos chamados a seguir Jesus”, disse Frei Alessandro.
“De alguma forma precisamos interpretar os sinais que Deus vai dando em nossa vida, Ele vai deixando pistas para nós do que Ele quer para nós, qual é nossa missão, qual é nossa vocação, qual é o projeto, o que Ele quer para nós. Importa que prestemos atenção nisso e darmos nossa resposta. João Batista tinha claro que ele não era o Messias, quem era o Messias era Jesus, por isso ele aponta o caminho para Jesus. Nós também devemos diminuir para que Jesus cresça, nós devemos apontar, testemunhar a grandeza de Deus e não a nossa grandeza. É interessante ainda que João diz que Jesus é o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, e é o Filho de Deus”, contou o Frei.
Ainda na reflexão, o frei reafirmou nossa proximidade com Deus como filhos e filhas, e não mais criaturas. “Nós somos filhos de Deus, e por isso, somos salvos por Cristo. A missão de Jesus está clara: Ele veio tirar o pecado do mundo e qual é nosso grande pecado? É quando dizemos não ao projeto de Deus. Precisamos enfrentar as situações, vamos ser ‘luzes para as nações’, vamos mostrar o caminho e testemunhar que Deus está presente no meio de nós”, afirmou.
Confira a reflexão na íntegra: